Redação DefesaNet
e Agências
WASHINGTON – O capitão do porta-aviões nuclear americano CVN-71 USS Theodore Roosevelt, foi afastado do comando por sua ação do surto de Covid-19 registrado no navio, foi aclamado como herói pelas tropas em sua partida, segundo vídeos publicados nesta sexta-feira, 3, em redes sociais.
As imagens mostram o capitão Brett Crozier – afastado do comando, em 02ABR2020, depois que sua carta de advertência à US Navy vazou para a imprensa – deixando o navio enquanto passava por centenas de marinheiros, que o homenagearam com saudações militares, gritos e aplausos. O comandante já em terra bateu continência para tripulação e entrou em um carro que o aguardava.
Em carta de quatro páginas a seus superiores, que chegou ao San Francisco Chronicle, Crozier pede o desembarque imediata dos quase 5 mil militares do navio, após o registro de vários casos de Covid-19.
"Não estamos em guerra. Os marinheiros não precisam morrer", diz a carta, publicada na última terça-feira pelo jornal californiano, localizado em San Francisco.
O secretário da Marinha, Thomas Modly, não gostou da carta. "Não estamos em guerra no sentido literal, mas tampouco estamos completamente em paz", comentou Modly, em entrevista coletiva, na quinta-feira. Ele chegou a anunciar a remoção do capitão. No entanto, após a grande repercussão negativa da decisão, Modly voltou atrás nesta sexta-feira e disse que Crozier será apenas "transferido".
Modly disse que 114 casos de coronavírus foram registrados na tripulação até agora, mas nenhum grave, e que Crozier exagerou quando sugeriu que os marinheiros morreriam sem uma ação rápida.
"Crozier mostrou ter um julgamento extremamente deficiente em meio a uma crise", disse Modly. O Pentágono pede aos militares que expressem suas críticas a seus superiores, respeitando as patentes. O Exército americano reclama que o capitão permitiu que sua carta chegasse à imprensa ao enviá-la com cópia para dezenas de pessoas.
Além disso, indicou o Pentágono, o comandante tomou a decisão de dar cinco dias de folga para suas tropas na última escala do Theodore Roosevelt, no começo de março, no Vietnã, quando o coronavírus atingia a Ásia.
O Roosevelt, um dos dois porta-aviões da Marinha dos EUA no Pacífico, está agora atracado em Guam, onde a maioria da tripulação está sendo alojada em terra para descontaminar o navio.
Ao chegar ao Roosevelt, o surto de coronavírus prejudicou uma peça-chave da prontidão militar dos EUA, embora as autoridades de defesa americanas digam que não há ameaças estratégicas imediatas e que o navio pode ser levado ao mar rapidamente, se necessário.
Crozier é acusado por ter enviado a sua carta ao Pentágono, para mais de 30 destinatários, muitos sem a necessidade de estarem na lista. A ação foi vista como intenção de vazar o documento para a imprensa o que ocorreu com a publicação pelo San Francisco Chronicle, cidade natal do comandante, em sua edição de 31 Março 2020.
Truly incredible footage from the USS Theodore Roosevelt as Captain Crozier is relieved of duty for speaking out on behalf of his sailors.
**Not my video. I can't find the original source. I copied it this morning before it disappeared. It's verified by other videos' angles.** pic.twitter.com/C6fWVsxhkl
— Alderaanian Rose (@AlderaanianR) April 3, 2020
O assunto tem várias implicações político-militares, entre estas:
– O comandante de um porta-aviões é um oficial selecionado com muito cuidado. Seu status é tão alto que o Chefe de Operações Navais da US Navy, o mais alto posto militar, é seu convidado quando a bordo;
– Isto causa um impacto enorme no moral da US Navy;
– O desembarque do Capitão Crozier e a ação da tripulação pode ser visto com um ato de insubordinação;
– Se for visto assim seria o maior Motim da história da US Navy;
– Após o desgaste de perdoar as acusações contra o SEAL Eddie Gallagher , acusado de conduta incorreta no Iraque, a Administração Trump enfrenta o mais grave conflito com os militares.
Wrongfully relieved of command but did right by the sailors. #navy @UncleChaps @katebarstool @ZeroBlog30 @CaptainCons pic.twitter.com/M0aZhHNMXT
— Dylan Castillo (@Sotero269) April 3, 2020