Instituto Tecnológico de Aeronáutica atua no combate à COVID-19

Sargento Anderson,  Aspirante Flávia E Major Monteiro


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), tem atuado no combate ao novo coronavírus (COVID-19). Professores e ex-alunos do ITA têm se desdobrado em desenvolver soluções para o enfrentamento da pandemia.

O ITA é uma instituição universitária pública que integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Embora sejam vocacionados para os setores de aeronáutica, defesa e espaço, integrantes da Instituição têm buscado fornecer ferramentas úteis à sociedade para o combate ao vírus, na área de engenharia.

“O Instituto está colocando seus laboratórios e seus conhecimentos acumulados ao longo de décadas à disposição da sociedade brasileira no combate à COVID-19”, ressaltou o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

Ex-alunos lotados em empresas e parques tecnológicos, estão sendo contatados para a coordenação de atividades de implementação rápida nos hospitais da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Brasil. Além disso, o Centro de Competência em Manufatura (CCM) está coordenando com outras instituições o fornecimento de peças produzidas por manufatura aditiva e impressoras 3D. “Com isso, a produção de ventiladores e respiradores mecânicos será muito mais rápida”, informou o Reitor.

Para tornar viável a aplicação dos produtos elaborados pelo CCM, setores do ITA estão em contato com empresas de produção de respiradores para uso em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como também com os órgãos certificadores competentes, visando acelerar o processo de homologação dos eventuais componentes fornecidos.

"Disponibilizar os profissionais de engenharia do DCTA para o enfrentamento à COVID-19 dialoga com os nossos valores, pois mostra a atuação deles na área tecnológica, para a garantia da integridade do nosso território e do nosso povo", concluiu o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Hospital de Força Aérea de São Paulo realiza campanha de vacinação contra gripe


O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) iniciou, no dia 23 de março, a campanha de vacinação contra Influenza. A atividade destina-se, inicialmente, aos profissionais de saúde e idosos (maiores de 60 anos), e se estenderá aos demais grupos posteriormente, conforme ordem de prioridade preconizada pelo Ministério da Saúde.

Este ano, conta com uma logística diferenciada com sistema em drive-thru, no qual o procedimento é realizado sem as pessoas saírem do veículo, evitando aglomerações entre os usuários e os militares do efetivo.

No dia 31 de março, a vacinação ocorreu também na Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo (PASP). No momento, estão sendo planejadas novas ações dessa campanha nas demais Organizações Militares.

A Influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e pode evoluir para formas mais graves e até a morte.

"Vale ressaltar que a vacinação contra a influenza não protege contra o Coronavírus, mas é de grande importância por auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a COVID-19 ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada", esclareceu a Chefe da Sala de Vacina do HFASP, Tenente Enfermeira Daniella Marques Fernandes.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter