Exército atua no combate à COVID-19

Comando Conjunto Norte atua no apoio às ações contra o coronavírus nos estados do Pará, Amapá e Maranhão

O Comando Conjunto Norte (CCN), constituído pelo Comando Militar do Norte (CMN), pelo Comando do 4º Distrito Naval e pela ALA 9, vem trabalhando no apoio aos órgãos federais, estaduais e municipais, visando prevenir e diminuir os impactos causados pela COVID-19 na população dos estados do Pará, Amapá e Maranhão.

Os militares estão aptos para a atuação no controle de acesso às fronteiras, nas campanhas de conscientização e higienização, na manutenção do acompanhamento sanitário dos estados da área do CCN e para prestar apoio em transporte, alimentação e alojamento dos servidores dos órgãos. Além disso, a tropa poderá ser empregada em atividades relacionadas à segurança pública, por meio de operações de garantia da lei e da ordem.

O Comando Conjunto, ativado em 23 de março, e os governos estaduais e municipais da área de responsabilidade do CCN estão unindo esforços com o emprego das Forças Armadas nesse momento, atuando em ações sociais e de saúde que ocorrem no Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença (O Mangueirão) e nos hospitais de todas as Forças em Belém, com a campanha de vacinação.

Militares da Marinha do Brasil promoveram, ainda, no dia 25 de março, ações de conscientização sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus durante as inspeções navais realizadas nos estados do Pará, Maranhão e Amapá. Equipes de fuzileiros navais também realizam o adestramento prático de descontaminação de pessoal e material para capacitar membros de outras Forças.

Comandos Conjuntos

O Ministro da Defesa aprovou a Diretriz Ministerial de Planejamento nº 6/GM/MD, de 18 de março de 2020, que regula o emprego das Forças Armadas em todo o território nacional para o apoio às medidas deliberadas pelo governo federal, para a mitigação das consequências da pandemia COVID-19.

O Ministro da Defesa determinou, ainda, que o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas ativasse os Comandos Conjuntos, a serem compostos pelas Forças Singulares (Marinha, Exército e Aeronáutica), a fim de planejarem as atividades das Forças Armadas, devendo permanecer em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos necessários ao planejamento das ações, como emprego de pessoal militar em campanhas de conscientização; apoio com meios de transporte, fornecimento de alimentação e alojamento para as equipes envolvidas; ou apoiando a triagem de pessoas suspeitas de infecção para posterior encaminhamento aos hospitais.

Militares do Comando Conjunto Planalto promovem desinfecção da Estação Central do metrô de Brasília

Na madrugada de 29 de março, em mais uma ação de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, militares da Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro realizaram a desinfecção da Estação Central do metrô, localizada na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.

A desinfecção foi realizada fora do horário de funcionamento dos trens. Os militares utilizaram um produto descontaminante à base de cloro, que foi aplicado nos pontos comuns ao toque de passageiros, como corrimãos, catracas e validadores, e também nas áreas de grande circulação, como rampas, escadas, plataforma e assentos. A operação foi coordenada pelo Comando Conjunto Planalto e reforça as medidas preventivas para conter a disseminação do coronavírus no Distrito Federal.

1º Regimento de Carros de Combate alia enfrentamento do coronavírus à manutenção do preparo de seu efetivo

O 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) adotou diversas medidas de prevenção ao surgimento de casos do coronavírus (Covid-19). Estabeleceu um posto de triagem na entrada do Regimento para a realização de uma primeira inspeção em todos que chegam na organização militar. Além disso, aumentou a higienização das instalações de maior fluxo nas subunidades, qualificou militares para a descontaminação de viaturas e iniciou instruções de Garantia da Lei e da Ordem.

Entre outras medidas de prevenção à Covid-19, também adotou o sistema de rodízio de militares durante o expediente, reduzindo a aglomeração de pessoas, sem afetar a operacionalidade do Regimento. Em apoio à sociedade santamariense, designou militares e material para postos de saúde, colaborando, assim, com a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter