COBERTURA ESPECIAL - PROSUPER - Naval

11 de Julho, 2017 - 11:45 ( Brasília )

Fragata “Constituição” completa 3.000 dias de mar


No dia 10 de julho, durante a travessia entre Las Palmas (Espanha) e Fortaleza (CE), após participar das Comemorações Alusivas ao Centenário da 1ª Guerra Mundial, em Brest (França), a Fragata “Constituição” completou 3.000 dias de mar.

Terceira unidade da Marinha a receber este nome, a “Constituição”, construída nos estaleiros ingleses da Vosper Thornycroft, teve sua quilha batida em 1° de março de 1974, seu lançamento ao mar em 15 de abril de 1976 e no dia 31 de março de 1978 foi incorporada à Marinha do Brasil. Em 6 de abril de 1978, suspendeu do cais do Ocean Terminal, em Southampton (Reino Unido), para o seu primeiro dia de mar com o pavilhão nacional arvorado, tendo percorrido em seu primeiro termo de viagem 2.244,2 milhas náuticas, em oito dias de mar.

Em 10 de janeiro de 1979, iniciou a travessia de Southampton para o Rio de Janeiro, trazendo consigo 136 militares e um “urso” (presente recebido em sua despedida) que representa até os dias de hoje o espírito aguerrido do navio e que, diariamente, é provado e renovado por sua tripulação.

Ao longo desses 39 anos de existência, a Fragata realizou inúmeras comissões com navios da Esquadra, Forças Distritais e Marinhas amigas, sempre demonstrando elevado nível de adestramento e aprestamento de seu pessoal, com destaque para a Busca e Salvamento do Voo AF-447, “Líbano-III” e “Líbano-VI” em que foi o capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), “Unitas Gold” e “Fraterno/Bogatun-Exponaval 2016”. “Ao elo que nos une, ao Urso.”
 

Fragata “Constituição” durante a Comissão “Bogatun-2016”
 
Fragata “Constituição” durante a Comissão “Líbano-III”
 
Fragata “Constituição” durante a Comissão “Líbano-VI”
 
Fragata “Constituição” durante a Operação SAR do Voo “AF447”
 
Fragata “Constituição” durante a Comissão Bogatun-2008

Fotos: Marinha do Brasil

VEJA MAIS