S40 Riachuelo: Presidente Bolsonaro visita o novo submarino da Marinha do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro visitou o submarino S40 Riachuelo, momentos antes, da cerimônia de integração do casco do S41 Humaitá.

Na oportunidade foram geradas as primeiras imagens internas do S40 Riachuelo, que foi lançado ao mar em 14 de Dezembro de 2018. É impressionante o nível de acabamento e adiantamento dos trabalhos.

Dois programa estratégicos em associação com os franceses: a construção do submarino Scorpene e o helicóptero H-XBR (Airbus Helicopter H225M)

Acompanhe no vídeo liberado pela Presidência da República que mostra as Seções 3 e 4. Inclusive uma foto na seção de lançamento de torpedos, mísseis e minas submarinas.

As seções do submarino classe Scorpene são as: 1, 2-A, 2-B, 3 e 4. “A integração das seções é mais uma prova do sucesso na absorção de tecnologia pelos brasileiros. Um exemplo foi o ganho de 30% no prazo de montagem das últimas seções”, disse o presidente da Itaguaí.

Descrição:

Na Seção 1, fica o compartimento que abriga o motor elétrico principal, responsável pela propulsão do submarino, além da hélice e dos lemes de navegação.

Na Seção 2-A, estão os quatro motores de combustão principais acoplados aos quatro geradores elétricos que carregam as baterias do submarino. No piso inferior da seção, serão instalados 180 elementos de bateria. Cada um pesa cerca de setecentos quilos e tem altura aproximada de 1,5 metro.

Já, na Seção 2-B, ficam os compartimentos habitáveis do submarino, que incluem a câmara do comandante e os camarotes da tripulação. No piso inferior, ficam a cozinha, os banheiros e as câmaras frigoríficas, além da célula de sobrevivência, chamada de Escape Trunk.

A Seção 3 é considerada o coração operacional do submarino já que abriga os sensores principais, como os painéis de comando e os sistemas de sonar responsáveis pela navegação. Acima do compartimento de comando, fica a vela com os mastros do submarino.

Por último, na Seção 4, está o compartimento de armas do submarino com seis tubos lançadores de torpedos, mísseis e minas submarinas.

 

O S40 Riachuelo em preparativos de testes no mar.

Matérias Relacionadas ao S40 Riachuelo

S-40 – Submarino ‘Riachuelo’ se prepara para iniciar testes de mar

A Fundação EZUTE está comemorando o início dos testes de mar do Submarino Riachuelo (S 40). Este é o primeiro de quatro submarinos brasileiros convencionais de ataque, derivados dos submarinos franceses da …

PROSUB S40 – 01 OUT 2019

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter