BR-FR – Visita ao Brasil do Presidente da França, Nicolas Sarkozy

Visita ao Brasil do Presidente da França, Nicolas Sarkozy

Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2008

Divulgado Itamaraty 19 Dezembro 2008

O Presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy, realizará visita oficial ao Brasil na próxima terça-feira, dia 23 de dezembro. A visita ocorrerá no Rio de Janeiro, onde também terá lugar, no dia 22, a II Cúpula Brasil-União Européia.

O Presidente Sarkozy viajará acompanhado do Chanceler Bernard Kouchner, do Ministro da Educação Nacional, Xavier Darcos, do Ministro da Defesa, Hervé Morin, e da Secretária do Comércio Exterior, Anne Marie Idrac, além da Primeira Dama Carla Bruni-Sarkozy.

Por ocasião da visita, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente Sarkozy adotarão o Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França, lançada em 2005. O documento deverá constituir a base para o diálogo e a cooperação bilateral nos próximos anos.

O encontro entre os dois Presidentes reflete a intenção de ambos os governos de aprofundar o relacionamento bilateral e de acentuar sua natureza estratégica, especialmente por meio da cooperação tecnológica em suas variadas vertentes, de modo a garantir benefícios mútuos e equânimes.

O Plano de Ação prevê o fortalecimento da cooperação econômica e comercial e do diálogo político sobre questões de governança internacional. O documento contemplará também a cooperação em áreas como desenvolvimento sustentável, educação, defesa, espaço, energia nuclear, migração, cooperação transfronteiriça e cooperação conjunta em terceiros países.

Além do Plano de Ação da Parceria Estratégica, deverão ser assinados os seguintes atos: Acordo na Área da Luta Contra a Exploração Ilegal do Ouro em Zonas Protegidas ou de Interesse Patrimonial; Protocolo na Área da Educação Profissional; Memorando de Entendimento sobre Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia; Ajuste Complementar para a Criação do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica; Acordo sobre Submarinos; e Programa-Quadro de cooperação entre a Agência Espacial Brasileira e o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França.

Na véspera do encontro, o Presidente Lula e o Presidente Sarkozy anunciarão, durante evento cultural, o Ano da França no Brasil, que se iniciará no dia 21 de abril de 2009. No contexto dessa iniciativa, já foram aprovados cerca de 700 projetos na área das artes, da cooperação científica, tecnológica e acadêmica, da economia e da promoção comercial.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter