PROSUB – NUCLEP Entrega Últimas Seções do Submarino Convencional ANGOSTURA SBR-4

A Nuclebras Equipamentos Pesados S.A, maior parque de usinagem do Brasil e credenciada pelo Ministério da Defesa como uma das primeiras Empresas Estratégicas de Defesa (EEDs) do país, encerrou essa semana, a sua missão na construção dos cascos pesados dos quatro submarinos convencionais Classe Riachuelo, tipo Scorpène, para a Marinha do Brasil, como parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

A NUCLEP realizou na terça-feira (26JUN2019), a entrega à Itaguaí Construções Navais (ICN) das seções S3 e S4 do submarino Angostura. Juntas as seções somam 18,9 metros de comprimento e 127 toneladas e são consideradas as maiores já construídas pela NUCLEP.

Antes do Angostura já foram confeccionados e entregues pela NUCLEP à ICN para montagem final, os cascos dos quatro submarinos convencionais Classe Riachuelo, tipo Scorpène, com tecnologia francesa. São eles: Riachuelo, este já incorporado à frota naval do Brasil em dezembro de 2018; Humaitá (S41); e Tonelero (S42).

O PROSUB, iniciado em 2008, firma a parceria entre o Brasil e França e prevê, entre outros pontos, a transferência da tecnologia necessária para a construção de quatro submarinos convencionais diesel-elétrico, além da estruturação do futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear Álvaro Alberto (SN-BR) do Brasil.

A NUCLEP foi ainda responsável pela construção e entrega para a Marinha do Brasil dos quatro submarinos convencionais da Classe Tupi, tipo IKL, de tecnologia alemã, nos anos 90, e é em seu piso fabril que será também construído os cascos do submarino nuclear.

“Esse projeto é muito importante para a Defesa do país. Parabenizo os nossos funcionários e colaboradores pelo sucesso desse importante marco. Esta é uma especialidade que poucas empresas no mundo estão aptas a oferecer e nós a desenvolvemos e executamos com qualidade ímpar e diferenciada capacidade profissional”, celebrou o presidente da NUCLEP, Contra-Almirante Carlos Henrique Silva Seixas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter