PMESP – Helicóptero ÁGUIA Ajuda a Extinguir Chamas de Incêndio com Água de Piscina do SESI

 

Blog PMESP

04 Ago 2019

Na última sexta-feira (02AGO2019), a Base de Aviação de Presidente Prudente, da Polícia Militar de São Paulo (PMESP), recebeu solicitação do Corpo de Bombeiro, para apoio em incêndio de grandes proporções em área de preservação ambiental nas proximidades do SESI – Cat Belmiro Jesus.

A região do incêndio já foi alvo de crime ambiental anteriormente, sendo que sua cobertura vegetal foi desmatada para criação de pastagem. Essa região degradada corresponde a um perímetro aproximado de 3 km, com uma área de cerca de 480 km2, grande parte dessa vegetação já havia sido consumida pelo fogo, que se alastrava para região de mata ainda preservada.

Foi realizado pouso no campo de futebol do bairro Parque Furquim para preparação da aeronave, e posteriormente iniciou-se o combate ao incêndio.

A fim de combater o incêndio, tendo em vista que estão em época de estiagem e possivelmente os açudes da região estariam com nível de água abaixo do necessário, durante o sobrevoo de reconhecimento da área, a equipe constatou o baixo nível de água nos reservatórios destinados à criação de animais e irrigação.

E através do contato via rádio, recebeu informação de que o SESI havia liberado o uso das piscinas para captação de água para ajudar no combate ao incêndio, que foi totalmente extinto após 12 (doze) arremessos de água.

O helicóptero era um Esquilo da Helibras. O cesto tem a capacidade de cerca de 500 litros.

Em 13 Setembro de 2017, fogo atingiu o Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha. SP. Na oportunidade foi a piscina de um clube social que abasteceu o helicóptero com água para conter o fogo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter