Gen Div Santos Cruz liderará revisão de baixas e feridos em missões de paz da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou nesta sexta-feira (17) a nomeação do brasileiro general-de-divisão da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz para liderar a revisão de alto nível de mortos e feridos em missões de paz em razão de atos violentos. A revisão irá submeter recomendações de curto e longo prazo ao secretário-geral, com medidas para reduzir os números de vítimas.

Atualmente secretário nacional de segurança pública, o general-de-divisão tem mais de 40 anos de experiência militar em segurança pública nacional e internacional, incluindo comando e experiência com pessoal.

Anteriormente, foi comandante da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo, a MONUSCO (2013-2015), assessor especial do Ministério de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil (2013), comandante adjunto de operações terrestres do Exército Brasileiro (2011-2013) e comandante da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, a MINUSTAH (2007-2009), entre outras atuações.

Engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é graduado pela Academia Militar de Agulhas Negras em Resende. Nascido no Brasil em 1952, é casado e tem três filhos.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter