Militares brasileiros iniciam embarques para renovar tropas no Haiti

Sumaia Villela

Um novo grupo de militares brasileiros começa a ser enviado hoje de manhã para integrar a Força de Paz das Nações Unidas no Haiti. Duzentos e quarenta e sete integrantes das Forças Armadas embarcam na Base Aérea do Recife rumo ao país caribenho. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, vai acompanhar a despedida.

Essa é a primeira etapa do embarque; até o dia 10 de dezembro, 970 homens e mulheres vão ser enviados para lá. Recentemente as Nações Unidas estenderam a presença da missão de paz no Haiti até abril de 2017. Já são 12 anos de atuação desde 2004.

Com a passagem do Furacão Matthew pelo país no início de outubro, as tropas brasileiras têm trabalhado com a distribuição de comida e remédios para a população, e também na reconstrução de estradas atingidas. O país também vive uma eleição presidencial depois que a votação do ano passado foi cancelada e a nova data do pleito marcada para outubro foi adiada por causa do furacão.

E os 968 militares que estavam lá começam a voltar para casa amanhã. Eles também desembarcam em etapas na capital pernambucana.

Jungmann acompanha envio de tropas para o Haiti¹

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, acompanha nesta terça-feira (29), às 10h30, na Base Aérea de Recife (PE) a cerimônia militar que marcará o envio do 25º Contingente Brasileiro de Força de Paz da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah).

O contingente de quase mil homens e mulheres da região Nordeste é composto por militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e terá seu embarque dividido em etapas, sendo a primeira delas nesta terça-feira, com aproximadamente 240 pessoas.

A cerimônia contará com as presenças do comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), general Artur Moura, e do comandante do II Comando Militar Aéreo Regional, brigadeiro Luiz Fernando Aguiar, além de familiares e amigos dos militares.

¹com Folha de Pernambuco – Recife

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter