ESG lança livro em homenagem ao pensador e político brasileiro San Tiago Dantas

Para homenagear os 50 anos de falecimento de Francisco Clementino de San Tiago Dantas, a Escola Superior de Guerra (ESG) lançou o livro “Poder Nacional, Cultura Política e Paz Mundial”.

A obra é uma coletânea das palestras realizadas pelo pensador e político brasileiro no período de 1951 a 1962 – quando era conferencista da instituição.

O evento foi realizado na noite da última sexta-feira (12) na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que San Tiago Dantas “marcou de maneira profunda a diplomacia”.

De acordo com ele, o homenageado se destacou pela “grande capacidade de ver as vantagens do pluralismo, o debate de ideias” e por sua vocação pacifista.

Amorim lembrou, ainda, que uma das salas do Itamaraty, em Brasília (DF), leva o nome do conferencista, que foi ministro da Fazenda e das Relações Exteriores no governo do ex-presidente João Goulart.

O comandante da ESG, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, explicou que a obra recém-lançada faz parte, agora, do acervo da instituição militar de ensino e está disponível para apreciação da sociedade. “Nosso objetivo foi produzir o primeiro livro que trata dos desafios gerenciais de defesa do Brasil”, completou.

Sobre San Tiago

Francisco Clementino de San Tiago Dantas nasceu na cidade do Rio em 1911. Formado em Direito, atuou nas áreas acadêmica e política. Foi defensor da democracia liberal e postulava uma ampla reforma global, com eliminação das diferenças sociais. Faleceu em 1964, aos 52 anos.

A iniciativa de compilar os pensamentos e transformá-los em livro foi do embaixador Marcilio Marques Moreira, ex-ministro da Economia, Fazenda e Planejamento. Segundo ele, o projeto demorou apenas um ano para ficar pronto. A introdução da obra é de sua autoria. “San Tiago deixou-nos um rico legado de reflexão”, afirmou.  

A cerimônia contou com a presença do sobrinho do ex-palestrante, Francisco de San Tiago Dantas Barbosa Quental.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter