COBERTURA ESPECIAL - PCC - Gangues - Segurança

08 de Novembro, 2018 - 14:10 ( Brasília )

Caminhoneiros relatam medo e tortura sofridos em rodovias pelo Brasil



Via Blog do Caminhoneiro


Os crimes cometidos contra caminhoneiros em todo o Brasil estão em crescimento. Roubos de cargas, caminhões, pneus e peças dos veículos assustam os caminhoneiros, e muitas vítimas desses crimes cogitam deixar a profissão.



A visibilidade da criminalidade nas estradas cresceu graças às redes sociais. Hoje, após sofrerem violência nas estradas e fazerem os Boletins de Ocorrência, os caminhoneiros buscam o Facebook e Whatsapp para desabafar.
 
Nesta semana, três casos publicados chamaram a atenção. Em dois deles, criminosos sequestraram os caminhoneiros e roubaram os pneus dos caminhões. Essa é uma prática criminosa que tem tido um crescimento muito grande, já que a venda desses itens é rápida. Um pneu novo, com a roda, pode chega a mais de R$ 3 mil. Um conjunto de 10 pneus, como o caso mostrado no vídeo, dá um lucro aos criminosos de cerca de R$ 20 mil, já que os itens roubados são vendidos por valores menores no mercado “paralelo”.
 
Outro caso reportado é da abertura das carrocerias dos caminhões no Porto de Paranaguá. Quando os caminhoneiros são obrigados à diminuírem a velocidade, os bandidos pulam nas carrocerias e abre o tombador ou as bicas da carroceria. Muitas vezes o caminhoneiro demora a perceber o crime.
 
A polícia tem agido nesses casos, e muitas vezes prende os criminosos ainda com os produtos roubados. Mesmo com o flagrante, os bandidos são soltos pela justiça.
 
O que fica para os caminhoneiros é o medo. Muitos passam a sofrer de estresse pós-traumático, e cogitam até largar a profissão. Durante os crimes, muitas vezes os motoristas são sequestrados, amarrados, apanham e são ameaçados de morte a todo instante.

Além disso, alguns tem o nome restrito nas gerenciadoras de risco até que o crime seja elucidado, o que, por causa da lentidão da justiça no Brasil, pode demorar demais.


 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


DQBRN

DQBRN

Última atualização 18 NOV, 22:30

MAIS LIDAS

PCC - Gangues