Novo avião de patrulha P-3AM participa de treinamento em Florianópolis

Pela primeira vez, a nova aeronave de patrulha marítima P-3AM participa de um treinamento com outras aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). No período de 9 a 20 de abril, o avião será empregado na décima segunda edição do exercício FAEX, em Florianópolis (SC). Cerca de 420 militares, incluindo também militares da Marinha e do Exército, foram desdobrados nas cinco localidades na região Sul do país, contando com o apoio de 12 helicópteros, 12 aviões, dentre eles os novos P-3AM e os aviões radares (E-99), além de seis aeronaves de transporte.

De acordo com a Segunda Força Aérea (II FAE), organização responsável pelas atividades de Patrulha, de Busca e Resgate, de Operações Especiais e de Asas Rotativas (helicópteros) da Força Aérea, as aeronaves vão operar a partir da Base Aérea de Florianópolis, com vôos programados para o litoral Norte do Estado, bem como para as localidades de Jaguaruna, Imbituba, Laguna e Criciuma. O treinamento regularmente executado pela II FAE tem como objetivo treinar os esquadrões envolvidos, desenvolver e validar novas técnicas e táticas de emprego para melhorar a capacidade da própria FAB em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo.

Para o comandante da FAEX XII, Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos, o exercício acontece em um contexto multifuncional. “Na medida em que são treinados procedimentos focados na defesa do país, também o são aqueles com vistas ao apoio da população em eventos de calamidades, preservação ambiental, controle de nosso intenso tráfego mercante, de policiamento do nosso espaço aéreo e de busca e resgate”, explica.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter