FAB – C105A Amazonas Alcança 25.000 Horas Voadas

Nota DefesaNet – O C295 e o P3BR foram as primeiras aeronaves adquiridas dentro do Plano Fênix  Link

A frota da Força Aérea Brasileira do Airbus Military C295, batizado de C-105A Amazonas, composta de 12 aeronaves, alcançou 25.000 horas voadas em seis anos de operações na  Amazônia e  Mato Grosso, duas grandes áreas onde estas aeronaves são de vital importância para a população local.
 
Estas aeronaves trabalham em um ambiente difícil, transportando necessidades básicas, evacuação médica assim como missões militares, a partir de suas bases em Manaus (Amazonas) e Campo Grande (Mato Grosso), com o apoio do centro de manutenção PAMA Sao Paulo.

As unidades que operam a aeronave Amazonas são:

1° Esquadrão do 9° Grupo de Aviação (1º/9º GAv), o Esquadrão Arara, baseado em Manaus (AM), e o,
1° Esquadrão do 15° Grupo de Aviação (1º/15º GAv)- Esquadrão Onça – baseado em Campo Grande (MS)

 
O contrato de aquisição das aeronaves  entre a Força Aérea Brasileira e a Airbus Military, foi assinado em 2005. O contrato também incluía a manutenção para cinco anos, que foi estendido, em 2010, para outros cinco anos.
 
Em setembro a Airbus Military recebeu a carta de aceite da Força Aérea Brasileira do Full Flight Simulator do C105A Amazonas, que fica localizado na Base Aérea de Manaus (BAMN). O Full flight Simulator constava do contrato de aquisição das 12 aeronaves Airbus Military C295 e que permitem à FAB total autonomia no treinamento de suas tripulações.
 
A  Airbus Military vendeu até o momento (outubro 2011), 83 aeronaves C295 para  12 operadores diferentes.
 

Nota DefesaNet – As belas fotos são de autoria do Sgt Johnson Barros da Agência Força Aérea, tiradas durante a Operação Cojua Verde II, Ago-Set 2011.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter