Não pensem que paz está garantida, diz premiê britânico a líderes da OTAN

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta quarta-feira que a aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está sólida como uma rocha em seu compromisso de proteger seus membros, mas que não se pode imaginar que a paz esteja garantida e, por isso, a aliança deve discutir ameaças emergentes.

“Estamos sólidos como uma rocha em nosso compromisso com a OTAN”, disse Johnson na abertura de uma reunião de cúpula da aliança que comemora o 70º aniversário do pacto.

“A história mostra que não se pode pensar que a paz esteja garantida e, mesmo comemorando este aniversário, temos que assegurar que nossas palavras correspondam a nossas ações”, disse Johnson.

“Não podemos jamais evitar de discutir novas realidades, particularmente as respostas da OTAN a ameaças emergentes como a guerra híbrida e tecnologias disruptivas, como a espacial e a cibernética.”

Trump alerta UE a "endireitar" comércio e OTAN

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as coisas podem ficar bastante difíceis com a União Europeia a menos que o bloco melhore o comércio e a OTAN.

“A União Europeia (está) ameaçando os Estados Unidos de forma muito, muito injusta no comércio”, disse Trump em uma reunião com o chefe da OTAN em Londres.

“O déficit por muitos, muitos anos tem sido astronômico, com os Estados Unidos e a Europa a favor deles. Estou mudando isso e estou mudando muito rápido.”

“Não é correto que se tome vantagem com a OTAN e também que se tome vantagem com o comércio, e é isso que acontece. Não podemos deixar isso acontecer.”

“Estamos conversando com a União Europeia sobre comércio e eles têm que endireitar ou as coisas vão ficar muito, muito difíceis.”

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter