Trump declara forte apoio à OTAN em discurso no Congresso dos EUA

O presidente americano, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (28) o "forte apoio" de Washington à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), mas voltou a convocar os países aliados a cumprirem seus compromissos financeiros.

"Apoiamos fortemente a OTAN, uma aliança forjada pelos laços de duas guerras mundiais que destronaram o fascismo e uma Guerra Fria que derrotou o comunismo. Mas nossos sócios devem cumprir suas obrigações financeiras", afirmou Trump.

Em mensagem direta à Aliança Atlântica, o presidente americano disse que seu governo Trump espera dos aliados – "sejam da OTAN, do Oriente Médio, ou do Pacífico -, que adotem um papel direto e significativo em operações militares, e que paguem sua parte justa dos custos".

Washington – acrescentou – "respeitará instituições históricas, mas também vamos respeitar os direitos soberanos das nações".

Na campanha eleitoral, Trump espalhou incerteza entre os integrantes da organização, ao expressar sua irritação com nações que estão atrasadas em suas contribuições financeiras.

Há uma semana, durante uma reunião da OTAN em Munique, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, tentou dissipar essas dúvidas, garantindo o compromisso de Washington com a OTAN.

"Da mesma forma que vocês mantiveram sua fé em nós, sob o presidente Trump, vamos manter sempre nossa fé em vocês", declarou Pence aos representantes da Aliança militar.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter