COBERTURA ESPECIAL - ONU - Naval

09 de Outubro, 2018 - 17:55 ( Brasília )

UNCTAD - Comércio Marítimo, Construção Naval



O relatório Review of Maritime Transport marca avaliação de 50 anos dos Transportes Marítimos e foi lançado na Encontro Anual do Fórum Marítimo Global. O evento ocorreu no início de Outubro em Hong-Kong.

As constatações da UNCTAD são publicadas num momento marcado pelo “equilíbrio entre demanda e oferta”, que aumentou ganhos e lucros no setor do comércio marítimo.

Os níveis das tarifas de frete melhoraram significativamente em 2017, à exceção do mercado de petroleiros. A agência revela que as razões da evolução incluem a demanda global mais forte, o crescimento da capacidade de gestão de frotas e as condições gerais de mercado mais saudáveis.

A guerra comercial ameaça o aumento de receitas no mercado global de transporte marítimo, segundo a Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento, UNCTAD.

[A edição de 2018 da Revisão dos Transportes Marítimos da UNCTAD revela
que o comércio marítimo cresceu 4% em 2017]

Para o secretário-geral da agência, Mukhisa Kituyi, mesmo com previsões positivas para o comércio marítimo essa situação é ameaçadora aliada ao aumento das políticas voltadas para dentro dos países.

Transporte Marítimo

Segundo o representante, o aumento do protecionismo e as batalhas de retaliação podem interromper o sistema comercial global, que consolida a demanda pelo transporte marítimo.

A previsão é que a tendência de crescimento continue em todos os segmentos do setor neste ano. Os contêineres e as cargas secas a granel devem ter o crescimento mais rápido.

Brasil

No que diz respeito às exportações de minério de ferro, o Brasil continua um dos protagonistas. As vendas do Brasil para o exterior representaram 25,8% no mercado de exportações mundiais em 2017 enquanto a Austrália teve 56%.

O relatório destaca ainda um crescimento de 2% na exportação de aço do Brasil, que é o único país da América Latina entre os 35 principais proprietários de navios.

Moçambique é apontado no documento pela aprovação de uma instalação de gás natural liquefeito, o que é considerado um acontecimento importante por causa do crescimento do país como produtor.

Abaixo alguns gráficos da publicação.















REVIEW OF MARITIME TRANSPORT 50 Years by Anonymous CBaQyRIJg4 on Scribd


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 21 OUT, 12:30

MAIS LIDAS

ONU