DN – EMBRAER Troca Comando / Gripen – novo radar e Argentina confirma interesse

 
 

05/2016 – 10 Junho 2016
www.defesanet.com.br

 

 

O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

FAB Confirma Decisão de Risco 

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na data de 09 Junho 2016, o extrato do contrato firmado entre Comando-Geral de Apoio, Centro Logístico, pela Força Aérea Brasileira e a empresa COLT TRANSPORTE AÉREO S/A para o leasing de uma aeronave BOEING 767-300ER.

DefesaNet reitera, como exposto no seu Editorial de 01 Junho 2016:

Editorial – Na Pressão – Um Passo Prejudicial – Uma Decisão de Risco Link

FAB – Assina Contrato Leasing B767-300ER Link

 

EMBRAER Troca Comando I

Na noite de quinta-feira (09JUN2016) a EMBRAER anunciou a saída de Frederico Curado e a indicação de Paulo Cesar de Souza e Silva.


Paulo Cesar de Souza e Silva, executivo da Embraer desde 1997 e atualmente Vice-Presidente Executivo para a Aviação Comercial, será o novo Diretor-Presidente, em um processo de transição programado para ocorrer até o final de 2016. A transferência das funções executivas acontece em julho de 2016.

 

EMBRAER – Sai Curado assume Paulo Cesar Link

Em Inglês

EMBRAER – Curado leave Paulo Cesar enter Link

EMBRAER Troca Comando II

A EMBRAER tem sofrido uma série de abalos em especial desde a abertura de processo nos Estados Unidos referente a venda de Super Tucanos para a República Dominicana.

O último abalo foi uma delação premiada  aos procuradores americanos relatada pelo WSJ.

Matérias Relacionadas

EMBRAER – Presidente sabia de propina na República Dominicana Link

Embraer CEO, Other Top Managers Knew of Bribery Março 2016 Link

EXCLUSIVO – Gripen E/F Novo Radar AESA

A Ericsson está desenvolvendo um novo radar para o Gripen E/F, revelou um executivo sueco com exclusividade para DefesaNet. O novo radar, que terá varredura eletrônica ativa (AESA), poderá ser oferecido como alternativa ao RAVEN, que a italiana Leonardo (ex Selex-Galileo) desenvolve no Reino Unido há sete anos.

A necessidade de um radar alternativo ficou evidente desde outubro de 2014, quando a Argentina manifestou interesse em adquirir 24 caças iguais aos selecionados pelo Programa F-X2 brasileiro em dezembro de 2013.

Brasil e Argentina assinam acordo para fortalecer cooperação aeronáutica Link

EXCLUSIVO – SAAB Desenvolve novo Radar AESA para o Gripen E/F Link

EXCLUSIVO – Argentina Confirma Interesse no Gripen

Dois dias após a matéria sobre o novo radar do Gripen DefesaNet publicou outra exclusiva agora via a correspondente na Argentina, Mariana Vaiana.

O Ministro da Defesa , Ing. Julio Martínez, anunciou que o Governo da Argentina mantém o interesse em participar da cadeia produtiva do Gripen e também na aquisição do caça.

Em Outubro de 2014 o então ministro Agustin Rossi, assinou um memorando de entendimento com o Ministro Celso Amorim sobre acordo de colaboração aeronáutica entre os dois países. E também o interesse na aquisição de 24 aeronaves Gripen.

Imediatamente houve o anúncio de bloqueio da Inglaterra que não forneceria componentes produzidos naquele país.

Matérias

Exclusivo – Argentina mantém interesse no Gripen Link

Brasil e Argentina assinam acordo para fortalecer cooperação aeronáutica DefesaNet 2014 Link

 

OBAMA e o Discurso na Academia da USAF

O presidente Barack Obama proferiu um discurso de saudação na Academia da US Air Force, Colorado Springs, 02JUN2016.

Em seu discurso disse que as Forças Armadas Americana eram agora mais fortes pois tinham nas suas fileiras: mulheres gays e muçulmanos.

Além disso,  citou em seu discurso, o nome de 10 terroristas mortos. A maioria por ataques de VANTs. A cada nome de terrorista morto, era ovacionado pelos cadetes.

Texto na íntegra em inglês

President US Barack OBAMA Remarks by the President in Commencement Address to the United States Air Force Academy 02 June 2016 Link

Engenheiros EB 283  x  OTAN 350 I

Está ocorrendo a maior manobra já realizadas pela OTAN-NATO desde o fim da Guerra Fria, a Anakonda 16, que reúne cerca de 30.000 militares e centenas de blindados incluindo 90 carros de combate americanos M1.

Nesta semana um dos pontos altos foi a montagem de uma ponte sobre o histórico rio Vistula, na Polônia. Usando equipamentos M3, tropas de engenheiros da Inglaterra, Alemanha e EUA montaram uma ponte de 350 m de extensão.

Informes citam que a montagem foi realizada em 30 minutos. Na verdade, este tempo é a junção dos módulos de cerca de 100 m.


Engenheiros EB 283  x  OTAN 350 II

No Brasil os militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate – "Batalhão Conrado Bittencourt" concluiram no dia 13 de novembro 2016, a montagem da equipagem de Pontes M4T6 Mista, no Rio Jacuí, ligado as margens da Rua Moron com a Praia Nova, em Cachoeira do Sul-RS.

As características da ponte concluída na Operação Jacuí II teve as seguintes características: – 283 metros de extensão; 4,20 metros de largura; com capacidade de suporte para viaturas militares até classe 50 (toneladas); a ponte possui 56 flutuadores, sendo 5 Bifloats da Equipagem Bailey, adaptados para o uso misto com essa equipagem, projeto do 2º Sgt QE TATSCH do 3º BE Cmb.

A ponte montada constitui-se na maior ponte militar flutuante já lançada no Brasil e na maior ponte M4T6 já lançada na América Latina.

Operação Jacui II – Marco da Engenharia Militar Link

 

Um Besouro em Brasília

O nome que circula em Brasília indicado para a SEPROD, do Ministério de Defesa pode ser um Robert S. McNamara, redivivo no Planalto Central.

Economista como o ex-secretário de Defesa nortr-americano, porém sem nenhuma aproximação prática com o mundo industrial e menos ainda com as áreas militares.

Cabe ao Ministro Raul Jungmann pesar bem as consequências do que pode ser um passo errado. Em especial no setor que as relações Governo/ Comandos Militares e as empresas estão em nivel tenso.  

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 45.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 9.140 seguidores no Twitter.

Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter