Os leitores do DN já tinham a indicação de que a EMBRAER, através da EMBRAER Defesa & Segurança, estava em curso de aproximação da SAAB no âmbito do Programa F-X2 e o Gripen NG para a FAB. ( ver o DN 17ABR14).
Após um período de oposição e até confronto com a FAB, em busca do que achava um acordo melhor com a BOEING e o F/A-18 E/F Super Hornet.
Porém, na viagem do Ministério da Defesa em Abril à Suécia para assinatura dos memorandos de entendimento sobre troca de informações classificadas, Jackson Schneider, Presidente da EMBRAER Defesa & Segurança ocupava assento na mesa de discussões entre os dois governos.
Posteriormente ao receber o editor de DefesaNet, em São José dos Campos , entre reuniões com executivos da SAAB e uma viagem à Suécia.
O Memorando de Entendimento (MoU), entre a EMBRAER e a SAAB, anunciado hoje traz uma redefinição do Projeto F-X2.
Enterra, de um modo nada suave, as maiores ambições do grupo de São Bernardo do Campo (SBC). Liderados pelo prefeito Luis Marinho (PT/SP) e grupo de empresários, há muito ligados à SAAB, que ambicionavam ter além da estrutura atividades de integração e montagem de subconjuntos em SBC.
O desenho inicial, amparado pela Força Aérea Brasileira, face à oposição da EMBRAER, dá uma reviravolta significativa.
O trabalho intenso de Jackson Schneider, desde que assumiu a presidência da EMBRAER Defesa & Segurança, em curto espaço de tempo conseguiu recompor as pontes implodidas em gestões anteriores.
Nota – Pedimos desculpas a Jackson Schneider por errarmos a cidade Natal, é Santo Ângelo (RS), e não Ijuí(RS) como tínhamos indicado de forma errônea no DN
Ver as matérias:
Comunicado EMBRAER – SAAB Link
Communiqué – EMBRAER – SAAB Link
Um novo Caça e uma Nova Base Industrial? Link
|