Semana 27 de outubro a 02 de novembro

Terrestre
 
02.11.2013 – GUARANI ENTRARÁ EM AÇÃO NO HAITI EM 2014
O Exército brasileiro concluiu ontem, na periferia de Campinas, a 100 km de São Paulo, os primeiros ensaios em operações urbanas do novo blindado sobre rodas Guarani, um dos sete projetos estratégicos da Força Terrestre nacional O veículo está sendo construído, em Minas Gerais, pela Iveco, uma subsidiária do grupo Fiat. Em 2014, o Guarani estreia em ação – vai para o Haiti, servir ao batalhão brasileiro 11a Força de Paz.
http://www.defesanet.com.br/guarani/noticia/12912/Guarani-entrara-em-acao-no-Haiti-em-2014/
 
01.11.2013 – CURSO DE CIÊNCIAS MILITARES É RECONHECIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A Portaria Ministerial Nº 1.009, de 10 de outubro de 2013, do Ministério da Educação, reconhece o curso de pós-graduação stricto sensu, Mestrado em Ciências Militares, da área de Ciências Políticas, ministrado pelo Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) a alunos civis e a oficiais do Exército Brasileiro.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12897/Curso-de-Ciencias-Militares-e-reconhecido-pelo-Ministerio-da-Educacao/
 
01.11.2013 – (VBTP-MR) GUARANI – 6º BE CMB PRESTA APOIO AO CENTRO DE INSTRUÇÃO DE BLINDADOS
6º Batalhão de Engenharia de Combate, durante os dias 21 a 23 de outubro de 2013, o Batalhão prestou apoio ao Centro de Instrução de Blindados na ocasião do treitamento especifico para motoristas das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas – (VBTP-MR) Guarani.
http://www.defesanet.com.br/guarani/noticia/12889/(VBTP-MR)-Guarani—6?-BE-Cmb-Presta-Apoio-ao-Centro-de-Instrucao-de-Blindados/
 
28.10.2013 – REPENSANDO A BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA NOS CONFLITOS MODERNOS
O Exército realiza nos dias  29 e 30 de outubro na sede do 3ª RCG em Porto Alegre, o simpósio: “A BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA NO CONFLITO MODERNO” como objetivo de Identificar a natureza e as características dos conflitos modernos e suas consequências para a organização e emprego das Brigadas de Cavalaria Mecanizada a curto e médio prazos, apresentando conclusões que indiquem a necessidade de possíveis transformações e/ou modernizações para as referidas Brigadas.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12844/Repensando-a-Brigada-de-Cavalaria-Mecanizada-nos-Conflitos-Modernos/
 
28.10.2013 – EME APRESENTA O PLANEJAMENTO DA SEGURANÇA E DEFESA DOS GRANDES EVENTOS A ADIDOS MILITARES ESTRANGEIROS
Brasília – Nos dias 21 e 22 de outubro, o Estado-Maior do Exército apresentou a adidos militares estrangeiros o planejamento da segurança dos Grandes Eventos que ocorrerão no Brasil até 2016.
www.defesanet.com.br/eventos/noticia/12841/EME-apresenta-o-Planejamento-da-Seguranca-e-Defesa-dos-Grandes-Eventos-a-adidos-militares-estrangeiros/
 
28.10.2013 – MILITARES BRASILEIRAS EXALTAM EXPERIÊNCIA DE ATUAR EM MISSÃO NO HAITI
Reconhecida internacionalmente e elogiada no próprio Haiti – onde integra, desde 2004, missão de paz das Nações Unidas (Minustah) –, a atuação militar brasileira no país caribenho é moldada, também, pela crescente participação feminina nas tropas.
http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/12839/Militares-brasileiras-exaltam-experiencia-de-atuar-em-missao-no-Haiti/
 
Aviação
 
02.11.2013 – CRUZEX 2013 – “O NORDESTE ESTÁ EM GUERRA”.
“O Nordeste está em guerra”. Já imaginou abrir o jornal e dar de cara com uma notícia dessas? Bom, pessoal, mesmo que pareça improvável, é fundamental estarmos prontos para o combate, não é mesmo? Por isso, a Força Aérea Brasileira criou o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), para treinar seus militares em situações de conflito.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12910/Cruzex-2013—?O-Nordeste-esta-em-guerra?-/
 
01.11.2013 – OFICINA REÚNE PROPOSTAS PARA A UTILIZAÇÃO DE SATÉLITES DE DEFESA
As propostas de utilização para os satélites nacionais de defesa foram apresentadas nesta sexta-feira (01/11) na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro. A atividade encerrou a Primeira Oficina de Sistema Espaciais de Defesa que reuniu cerca de 60 profissionais civis e militares de diversos órgãos do governo federal, como Agência Espacial Brasileira, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12907/Oficina-reune-propostas-para-a-utilizacao-de-satelites-de-defesa/
 
01.11.2013 – CRUZEX 2013 – COMBATE AÉREO VIRTUAL ACONTECERÁ NOS CÉUS DE NATAL E RECIFE
Considerado o maior treinamento de combate aéreo da América Latina, a sétima edição do Exercício Cruzeiro do Sul – CRUZEX Flight 2013 – vai levar aos céus do Nordeste brasileiro, entre 4 e 15 de novembro, caças supersônicos, aeronaves e helicópteros, de nove países. Organizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), a operação multinacional, que ocorre desde 2002, simula missões no ambiente de guerra moderna e até o salto de paraquedistas de forças especiais. Ao todo, irão participar da CRUZEX, em Natal (RN) e em Recife (PE), 96 aeronaves, envolvendo 2.000 militares da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Uruguai e Venezuela.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12902/CRUZEX-2013—Combate-aereo-virtual-acontecera-nos-ceus-de-Natal-e-Recife/
 
01.11.2013 – IVECO ENTREGA 36 DAILY 4X4 PARA ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIAS NOS AEROPORTOS DO PAÍS
Comprovando mais uma vez sua vocação de fabricante full liner, com a linha mais versátil e confiável em veículos comerciais, a Iveco fechou a entrega de 36 Daily 55S17W com tração 4×4 à Triel-HT, empresa da cidade de Erechim (RS) especializada em implementos e viaturas especiais, que preparou os veículos para trabalhos de atendimento a emergências nos aeroportos brasileiros.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12887/IVECO-entrega-36-Daily-4X4-para-atendimento–de-emergencias-nos-aeroportos-do-pais/
 
31.10.2013 – CAÇA DE SEXTA GERAÇÃO ABRE PERSPECTIVAS ATRATIVAS
A Rússia procede à projeção de um caça peculiar de sexta geração. O novo aparelho será não tripulado, dirigido por inteligência artificial, sendo necessários, contudo, decênios para concluir respectivo projeto.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12879/Caca-de-sexta-geracao-abre-perspectivas-atrativas/
 
30.10.2013 – MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS SE PREPARAM PARA MISSÃO DE PAZ NO HAITI
Militares da Aeronáutica, do Exército, da Marinha e também de nações amigas como o Canadá e o Paraguai realizam desde segunda-feira (28/10) o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) na 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas (SP). O EAOP é aplicado ao final do período de preparação do batalhão que se deslocará para missão de paz no Haiti em dezembro deste ano.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12871/Militares-das-Forcas-Armadas-se-preparam-para-missao-de-paz-no-haiti/
 
28.10.2013 – HELIBRAS – CEO EUROCOPTER VISITA ITAJUBÁ
O novo CEO da Eurocopter, Guillaume Faury, esteve no Brasil na última quarta feira, 23, para conhecer as unidades da Helibras em São Paulo e Itajubá. Faury visitou o hangar de manutenção e prédio administrativo da empresa, no Campo de Marte (SP), e partiu de helicóptero para a fábrica, em Itajubá (MG).
http://www.defesanet.com.br/ec725/noticia/12846/HELIBRAS—-CEO-EUROCOPTER-visita-Itajuba/
 
27.10.2013 – FROTA SUCATEADA GERA PRESSÃO
Não à toa os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) pressionam a presidente Dilma Rousseff a bater o martelo sobre o programa FX-2, que tem por objetivo capacitar o país com caças com velocidade e componentes para assegurar a soberania em território brasileiro. A frota, que já não atende aos objetivos estratégicos do país, terá novo revés no fim do ano, quando os caças Mirage 2000 serão desativados.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/12831/Frota-sucateada-gera-pressao-/
 
Naval
 
01.11.2013 – MARINHA DO BRASIL PARTICIPA DO IV ENCONTRO DE GUERRA ELETRÔNICA DE DEFESA (IV EGED)
No período de 7 a 10 de outubro, a Marinha do Brasil participou do IV Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa (IV EGED), realizado em Salvador (BA), no Centro Militar de Convenções e Hotelaria da Aeronáutica (CEMCOHA). O evento teve o propósito de contribuir para a implementação das Diretrizes da Política de Guerra Eletrônica de Defesa, no que é aplicável à área de atuação dos Centros de Guerra Eletrônica.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12909/Marinha-do-Brasil-Participa-do-IV-Encontro-de-Guerra-Eletronica-de-Defesa-(IV-EGED)/
 
01.11.2013 – COMANDANTE DE OPERAÇÕES NAVAIS VISITA O GRUPAMENTO OPERATIVO DE FUZILEIROS NAVAIS NO HAITI
O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti (GptOpFuzNav-Haiti) recebeu a visita do Comandante de Operações Navais (CON), Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, acompanhado pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Washington Gomes da Luz Filho, no período de 15 a 18 de outubro, na Base de Fuzileiros Navais no Haiti Acadêmica Rachel de Queiroz da Marinha do Brasil.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12908/Comandante-de-Operacoes-Navais-visita-o-Grupamento-Operativo-de-Fuzileiros-Navais-no-Haiti/
 
31.10.2013 – FORMOSA – MARINHA DEMONSTRA CAPACIDADE DE OPERAÇÃO
Ontem, a Marinha do Brasil montou operação para simular um ataque real, quando aproximadamente 2 mil  militares do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) participaram da Operação Formosa 2013. A simulação começou com o deslocamento de armamentos individuais, aeronaves, carros de combate, veículos blindados de transporte de tropas, veículos anfíbios sobre lagartas, mísseis anticarro e veículos aéreos não tripulados (vant), entre outros meios de combate vindos do Rio de Janeiro até Formosa (GO), distante 80 km de Brasília.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12881/Formosa—Marinha-demonstra-capacidade-de-operacao/
 
31.10.2013 – GUERRA NA SÍRIA ELEVA TRÁFEGO EM ÁGUAS VIGIADAS POR BRASILEIROS NO LÍBANO
Os dois anos de crise e guerra civil na Síria provocaram um aumento aproximado de 25% no tráfego de embarcações na costa do Líbano.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12880/Guerra-na-Siria-eleva-trafego-em-aguas-vigiadas-por-brasileiros-no-Libano-/
 
30.10.2013 – MARINHA AMERICANA LANÇA NAVIO DE GUERRA MAIOR, MAIS RÁPIDO E LETAL
Um novo navio de guerra da Marinha americana chegou nesta semana a um estaleiro no Estado de Maine para a fase final de sua construção. O USS Zumwalt, da nova classe de destróieres DDG-1000, é maior, mais rápido e carrega um novo sistema de armas que o permite destruir alvos a uma distância de mais de 60 milhas (cerca de 96 km), informa a Marinha americana.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12872/Marinha-americana-lanca-navio-de-guerra-maior–mais-rapido-e-letal/
 
29.10.2013 – PLANO DIRETOR DA MARINHA COMPLETA 50 ANOS
Em solenidade, no dia 25 de setembro, realizada na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro (RJ), a Secretaria-Geral da Marinha promoveu as comemorações alusivas ao 50º Aniversário do Plano Diretor da Marinha.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12857/Plano-Diretor-da-Marinha-completa-50-anos/
 
29.10.2013 – MARINHA TESTA SEGURANÇA PARA COPA DURANTE SIMULADO
Uma série de treinamentos e definições de linhas de ação para a Copa do Mundo está em andamento pelas Forças Armadas no Amazonas.  No último sábado, a Marinha do Brasil iniciou sua participação no treinamento com a primeira operação piloto de segurança para o mundial.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/12849/Marinha-testa-seguranca-para-Copa-durante-simulado/
 
SOF
 
29.10.2013 – FE – DESFILAM EM GOIANA
As Forças Especiais (FE) do Exército Brasileiro, desfilaram em comemoração aos 80 nos da fundação da cidade de Goiânia, em 24/10/2013.
http://www.defesanet.com.br/sof/noticia/12861/FE—Desfilam-em-Goiana/
 
Geopolítica
 
02.11.2013 – MORTE DE LÍDER DO TALEBÃ NO PAQUISTÃO PODE COMPROMETER NEGOCIAÇÕES DE PAZ
A morte de Hakimullah Mehsud, o líder do TTP, o grupo talebã no Paquistão, parece ter comprometido as negociações de paz que o governo paquistanês esperava realizar em breve com os militantes.
http://www.defesanet.com.br/terror/noticia/12911/Morte-de-lider-do-Taleba-no-Paquistao-pode-comprometer-negociacoes-de-paz-/
 
01.11.2013 – REGIME SÍRIO ELIMINOU SEU SISTEMA DE PRODUÇÃO DE ARMAS QUÍMICAS, DIZ ONU
GENEBRA – A Síria deu um passo importante na quinta-feira, 31, para desmantelar seu arsenal químico ao comunicar a eliminação de todo o seu poder de produzir e misturar essas armas proibidas. Inspetores internacional confirmaram o avanço, alcançado um dia antes do prazo estipulado pelo Conselho de Segurança da ONU.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12890/Regime-sirio-eliminou-seu-sistema-de-producao-de-armas-quimicas–diz-ONU-/
 
31.10.2013 – CHINA QUESTIONA "PROVOCAÇÃO PERIGOSA" DO JAPÃO CONTRA EXERCÍCIO MILITAR
O Ministério da Defesa da China informou nesta quinta-feira que apresentou uma queixa diplomática formal contra o que chamou de uma "provocação perigosa" feita pelo Japão ao monitorar exercícios militares chineses no Oceano Pacífico.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12883/China-questiona–provocacao-perigosa–do-Japao-contra-exercicio-militar/
 
31.10.2013 – RÚSSIA E ÍNDIA ALARGAM COOPERAÇÃO MILITAR
A visita do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, à Rússia deverá alargar a cooperação técnica militar russo-indiana em várias vertentes simultaneamente. Os líderes dos dois países discutiram o progresso dos dois grandes projetos conjuntos, o caça de quinta geração FGFA e o avião de transporte multipropósito MTA, assim como a transferência para a Índia em regime de leasing de mais um submarino nuclear russo.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12878/Russia-e-India-alargam-cooperacao-militar-/
 
30.10.2013 – 1938 – "A GUERRA DOS MUNDOS" – PÂNICO APÓS TRANSMISSÃO DE RÁDIO
Parecia uma noite normal naquele 30 de outubro de 1938, até que a rede de rádio CBS (Columbia Broadcasting System) interrompeu sua programação musical para noticiar uma suposta invasão de marcianos. A "notícia em edição extraordinária", na verdade, era o começo de uma peça de radioteatro, que não só ajudou a CBS a bater a emissora concorrente (NBC), como também desencadeou pânico em várias cidades norte-americanas. "A invasão dos marcianos" durou apenas uma hora, mas marcou definitivamente a história do rádio.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/12867/1938—-A-guerra-dos-mundos—-Panico-apos-transmissao-de-radio/
 
30.10.2013 – INTELIGÊNCIA DOS EUA RESPONSABILIZA ALIADOS
Em campanha para tentar aplacar as crescentes críticas contra suas operações, chefes da Inteligência americana afirmaram, ontem, que a coleta em massa de informações na França e na Espanha foi feita pelos próprios países, e não pela Agência de Segurança Nacional (NSA). Eles defenderam as operações e descartaram a possibilidade de limitar o trabalho da NSA, na contramão do que o presidente Barack Obama estaria disposto a fazer, segundo a imprensa dos Estados Unidos.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12864/Inteligencia-dos-EUA-responsabiliza-aliados/
 
30.10.2013 – SERÁ O FIM DO MILAGRE CHINÊS?
A grande questão do século XX não desapareceu no século XXI: Quem está do lado certo da história? É a democracia liberal, do poder vindo de baixo para cima, protegida pelos mercados, o Estado de Direito, a responsabilidade e a separação dos poderes? Ou é o centralismo despótico que passou por Hitler e Stalin e acabou adaptado, numa versão menos cruel, pelo atual modelo chinês, de um capitalismo estatal regido por um único partido?
http://www.defesanet.com.br/china/noticia/12863/Sera-o-fim-do-milagre-chines–/
 
Segurança
 
01.11.2013 – ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NA MARÉ FORAM TREINADOS PELA CRUZ VERMELHA PARA SABER COMO ESCAPAR DE TIROTEIOS
Pelo quarto dia consecutivo, aulas foram suspensas, nesta sexta-feira, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Segundo a Secretaria municipal de Educação, um colégio está sem atendimento. A unidade atende 938 alunos. Segundo a Secretaria, as aulas perdidas serão repostas. A rotina de fechamento de escolas na Maré é fruto de uma guerra entre traficantes rivais.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/12903/Alunos-de-escolas-publicas-na-Mare-foram-treinados-pela-Cruz-Vermelha-para-saber-como-escapar-de-tiroteios/
 
30.10.2013 – MUDANDO O ESPIÃO – CÂMARA DEBATE LEGISLAÇÃO QUE REGE USO DA INTERNET; ENTENDA O PROJETO
A Câmara dos Deputados discute esta semana o projeto de lei do Marco Civil da Internet – uma espécie de "constituição" que vai reger o uso da rede no Brasil.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/12866/Mudando-o-espiao—Camara-debate-legislacao-que-rege-uso-da-internet–entenda-o-projeto/
 
Defesa
 
01.11.2013 – BRASIL RECEBE DUAS LANCHAS COLOMBIANAS PARA PATRULHAMENTO DE RIOS NA REGIÃO AMAZÔNICA
– O governo brasileiro recebe hoje (1º) as duas primeiras Lanchas de Patrulha de Rios (LPR) adquiridas junto ao estaleiro colombiano Cotecmar. As embarcações chegaram por meio de um navio no Porto de Chibatão, em Manaus (AM), e, na primeira quinzena de novembro, começam a ter seus acessórios montados na Estação Naval do Rio Negro, da Marinha do Brasil. Estas duas primeiras embarcações serão destinadas ao Exército Brasil para o reforço do patrulhamento de rios na região Norte do país. Outras duas lanchas contratadas junto ao mesmo estaleiro devem ser entregues no começo de 2014 e serão utilizadas pela Força Naval.
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/12901/Brasil-recebe-duas-lanchas-colombianas-para-patrulhamento-de-rios-na-regiao-amazonica-/
 
01.11.2013 – GOVERNO BRASILEIRO LAMENTA MORTE DE SOLDADO NO HAITI
Brasília, 01/11/2013 – O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, divulgou, na tarde desta sexta-feira (1º), nota de pesar na qual lamenta o falecimento do soldado Geraldo Barbosa Luiz, de 21 anos, ocorrido na madrugada de hoje, em Porto Príncipe, no Haiti.
http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/12900/Governo-brasileiro-lamenta-morte-de-soldado-no-Haiti/
 
01.11.2013 – PROJETO RONDON CONVIDA UNIVERSIDADES E FACULDADES PARA AS OPERAÇÕES EM 2014
As Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em participar do Projeto Rondon 2014 tem até o dia 19 de novembro para efetivar as inscrições e encaminhar as propostas, por meio eletrônico, para o certame. Para isso a proposta de trabalho deve contemplar pelo menos uma das atividades de cada área de atuação do conjunto A, que aborda temas como cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde ou as do conjunto B, destinadas as áreas de comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12895/Projeto-Rondon-convida-universidades-e-faculdades-para-as-operacoes-em-2014-/
 
01.11.2013 – FIESP – COMDEFESA – HOMENAGEAM FORÇAS ARMADAS
Na noite do dia 31 de Outubro, a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) homenageou as Forças Armadas Brasileiras, na sua sede da Avenida Paulista.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12886/FIESP-?-COMDEFESA-?-Homenageam-Forcas-Armadas/
 
28.10.2013 – BRASIL TENTOU ABAFAR CASO DE ESPIÃO DA ABIN
A operação abafa, que culminou na orientação da direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para que o "agente 008997" pedisse aposentadoria, dividiu o comando do órgão. O diretor-geral da Abin, Wilson Trezza, e mais um dos diretores, defenderam que não houvesse sindicância e o caso fosse encerrado com o afastamento do servidor, apesar das imagens, fotos e gravações que a contrainteligência tinha obtido.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/12842/Brasil-tentou-abafar-caso-de-espiao-da-Abin-/
 
27.10.2013 – APÓS ESPIONAGEM, EUA PODEM SER AFASTADOS DE COMPRA DE CAÇAS
A comprovada espionagem dos Estados Unidos no Brasil continua repercutindo negativamente nos negócios bilaterais, especialmente na compra de novos caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). É cada vez mais forte a possibilidade de os americanos serem deixados de lado, o que configuraria um cenário de disputa só entre franceses e suecos.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/12832/Apos-espionagem–EUA-podem-ser-afastados-de-compra-de-cacas-/
 
Tecnologia
 
30.10.2013 – POLÍCIA NOS EUA TESTA PROJÉTIL COM GPS EM PERSEGUIÇÕES
Policiais de quatro Estados americanos estão utilizando um projétil com GPS (Sistema de Posicionamento Global), que facilita a localização de veículos perseguidos.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/12873/Policia-nos-EUA-testa-projetil-com-GPS-em-perseguicoes-/
 
Inteligência
 
27.10.2013 – ABIN – AGÊNCIA EXONEROU AGENTE SUSPEITO DE PASSAR DADOS PARA A CIA
Enquanto a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos vigiava alvos do primeiro escalão do governo. Dilma Rousseff, o Brasil investigava e exonerava um agente de seu serviço de espionagem, suspeito de passar segredos para a Agência Central de Inteligência (CIA). A ação mostra .uma estratégia de vigilância diferente, mas em linha com a revelada pelo ex-agente Edward Snowden, que causa escândalo em vários países.
http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12828/ABIN—Agencia-exonerou-agente-suspeito-de-passar-dados-para-a-CIA/
 
27.10.2013 – ABIN TEME VAZAMENTO DE LISTA DE INFILTRADOS
Integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) temem que o espião americano que manteve contatos com o agente brasileiro 008997 possa ter obtido dele uma lista com informantes infiltrados na" importante comunidade árabe da Tríplice Fronteira.
http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12827/ABIN-teme-vazamento-de-lista-de-infiltrados/
 
Pensamento
 
30.10.2013 – VANDALISMO, DEMOCRACIA E "ANARQUISMO"!
A falta de conhecimento histórico do "O Globo" no seu editorial de 30/10, Vandalismo, democracia e fascismo, é vergonhosa, ou propositalmente esquerdista, ao associar os Black Blocks ao facismo, culpando um inimigo histórico da esquerda no passado.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/12865/Vandalismo–democracia-e–Anarquismo–/
 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter