Semana – 29 de setembro a 05 de outubro

Terrestre
 
05.10.13 – ENTREVISTA COM MAJOR OSCAR FILHO, MEMBRO DO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO MEIRA MATTOS (IMM)
APRESENTAÇÃO: O Major Oscar Medeiros Filho é oficial do Quadro Complementar. Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui mestrado em Geografia Humana (2004) e doutorado em Ciência Política (2010) pela Universidade de São Paulo (USP).
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12528/Entrevista-com-Major-Oscar-Filho–membro-do-Corpo-Docente-do-Instituto-Meira-Mattos-(IMM)/
 
02.10.13 – COMDEFESA FIERGS – SANTA MARIA INTEGRAÇÃO: EXÉRCITO, INDÚSTRIA, ACADEMIA E MUNICÍPIO
Foi realizada nas dependências do Centro de Instruções e Blindados, cidade de Santa Maria (RS),na terça-feira, 01, o Seminário sobre “Demandas do Exército Brasileiro: Tecnologias, Produtos e Serviços”. O evento, que foi promovido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), em parceria com Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (COMDEFESA) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), e com apoio do Comando Militar do Sul, por intermédio da 3ª Divisão de Exército. A audiência ultrapa reuniu cerca de 150 pessoas, entre militares e empresários do setor.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/12493/COMDEFESA-FIERGS—-Santa-Maria-Integracao–Exercito–Industria—Academia-e-Municipio/
 
30.09.13 – PERU – TESTA O T90C
O Ministério da Economia do Peru  aprovou a verba de 820 milhões de  dólares para financiar o projeto " Qarpay Nina " para substituir os antigos carros de combate soviéticos T- 55 e veículos blindados norte-americanos M- 113.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12461/PERU—Testa-o-T90C/
 
30.09.13 – LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO POLO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GUARATIBA
Brasília – No dia 20 de setembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT) realizou, no Rio de Janeiro, o lançamento da pedra fundamental do Polo de Ciência e Tecnologia de Guaratiba (PCTEG), um complexo que pretende agregar empresas, pesquisa acadêmica e Exército com o objetivo de produzir e desenvolver produtos de defesa para o Brasil.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12452/Lancamento-da-pedra-fundamental-do-Polo-de-Ciencia-e-Tecnologia-de-Guaratiba/
 
Aviação
 
05.10.13 – RAFALE – UMA FATALIDADE QUE PODE ADIAR O PRIMEIRO CONTRATO DE VENDA DOS AVIÕES NO EXTERIOR
Um membro do ministério indiano da Defesa que estava envolvido na negociação para a compra de 126 caças Rafale, da francesa Dassault, morreu nesta quarta-feira passada (02.out) vítima de um ataque cardíaco. Uma fatalidade que pode adiar o primeiro contrato de venda dos aviões no exterior.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/12525/Rafale—Uma-fatalidade-que-pode-adiar-o-primeiro-contrato-de-venda-dos-avioes-no-exterior/
 
04.10.13 – FAB – CAÇAS A-1 LANÇAM PELA PRIMEIRA VEZ BOMBAS GUIADAS A LASER
Pela primeira vez, a FAB realizou o lançamento de bombas guiadas a laser com munição real. Nesta quinta-feira (3/10), caças A-1 decolaram da Base Aérea de Santa Maria (RS) carregando bombas BAFG 230 e MK82, sendo seis inertes e três reais, todas equipadas com o kit Lizard, que as transformam em “bombas inteligentes”.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12520/FAB—Cacas-A-1-lancam-pela-primeira-vez-bombas-guiadas-a-laser/
 
02.10.13 – AIRBUS ENTREGA PRIMEIRO A400M, AVIÃO MILITAR DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Sevilha – A empresa Airbus entregou nesta segunda-feira a França o primeiro A400M, um avião de transporte militar de última geração, que espera ter êxito no mercado mundial.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12503/-Airbus-entrega-primeiro-A400M–aviao-militar-de-ultima-geracao/
 
02.10.13 – INSTRUÇÃO – AFA PREPARA MILITARES PARA MISSÕES DE SEGURANÇA NA ÁREA DA ACADEMIA
O Batalhão de Infantaria da Academia da Força Aérea (BINFA-84) realizou, entre os dias 23 e 27 de setembro, a Instrução de Táticas Policiais aos sargentos e soldados do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (SP).
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12504/INSTRUCAO—AFA-prepara-militares-para-missoes-de-seguranca-na-area-da-Academia/
 
01.10.13 – CAPACITAÇÃO – GRUPO DE TRANSPORTE ESPECIAL REALIZA JORNADA DE SEGURANÇA DE VOO
O Grupo de Transporte Especial (GTE) realizou nos dias 26 e 27 de setembro a Jornada de Segurança de Voo, evento realizado anualmente que busca manter a unidade em elevados patamares de segurança na atividade aérea.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12475/CAPACITACAO—Grupo-de-Transporte-Especial-realiza-Jornada-de-Seguranca-de-Voo/
 
30.09.13 – AIRBUS A400M – #1 ARMÉE DE L´AIR
Mais de 700 pessoas celebraram a entrega da primeira unidade de linha produção  da aeronave de  transporte A400M para a Força Aérea Francesa em uma cerimônia na Airbus Military, na  linha de montagem final, em Sevilha, Espanha, em 30 de setembro.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12458/Airbus-A400M—#1-Armee-de-l´Air/
 
Naval
 
05.10.13 – COMITIVA DA OPERAÇÃO “FELINO 2013” VISITA O COMANDO DA DIVISÃO ANFÍBIA
Em 18 de setembro, a comitiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), participantes da Operação “Felino”, realizou visita ao Comando da Divisão Anfíbia, com o propósito de conhecer as unidades subordinadas ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), sediadas no Complexo Naval da Ilha do Governador (RJ).
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12535/Comitiva-da-Operacao-“Felino-2013”-visita-o-Comando-da-Divisao-Anfibia/
 
02.10.13 – MINISTRO DA DEFESA PRESENCIA AÇÕES DA OPERAÇÃO “FELINO 2013”
O Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, visitou, no dia 26 de setembro, a área de exercícios da Operação “Felino 2013”, que aconteceu entre os dias 16 e 27 de setembro, no Espírito Santo. A operação é uma forma de utilizar a defesa como instrumento de cooperação entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em missões de paz.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12506/Ministro-da-Defesa-presencia-acoes-da-Operacao-“Felino-2013”/
 
Geopolítica
 
05.10.13 – GREENPEACE PEDE QUE FRANÇA AJA PARA LIBERAR MILITANTES NA RÚSSIA
A organização ambiental Greenpeace pediu nesta sexta-feira ao presidente francês François Hollande que intervenha na liberação dos 30 militantes indiciados por pirataria na Rússia. Os ativistas, entre eles a brasileira Ana Paula Maciel 32 anos, invadiram uma plataforma da Gazprom no Ártico.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12527/Greenpeace-pede-que-Franca-aja-para-liberar-militantes-na-Russia/
 
03.10.13 – QUÊNIA: SOLDADOS SAQUEARAM SHOPPING EM VEZ DE COMBATER TERRORISTAS
Os vídeos do circuito fechado de segurança do centro comercial Westgate, no Quênia, divulgados nesta quinta-feira por um jornal local, revelaram que vários soldados do Exército saquearam lojas do shopping, durante o ataque que começou no último dia 21 dos radicais islâmicos da milícia Al-Shabab. O jornal local Star divulgou as imagens que confirmam os maciços saques denunciados nos últimos dias pelos empresários com lojas em Westgate.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12514/Quenia–soldados-saquearam-shopping-em-vez-de-combater-terroristas/
 
03.10.13 – JAPÃO E EUA REVISARÃO PACTO DE DEFESA E INSTALARÃO NOVO RADAR DE MÍSSEIS
Os ministros de Defesa e das Relações Exteriores do Japão e dos Estados Unidos chegaram a um acordo nesta quinta-feira para revisar a aliança militar dos dois países pela primeira vez em 16 anos e instalaram um novo sistema de radar em solo japonês destinado a melhorar a detecção de lançamentos de mísseis balísticos.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12513/Japao-e-EUA-revisarao-pacto-de-defesa-e-instalarao-novo-radar-de-misseis/
 
03.10.13 – AL-QAEDA BAIXA PADRÃO DE RECRUTAMENTO
Os padrões exigidos pela a Al-Qaeda para o recrutamento de novos membros caíram. A organização está admitindo uma nova geração de integrantes e expandindo o seu alcance.
http://www.defesanet.com.br/terror/noticia/12508/Al-Qaeda-baixa-padrao-de-recrutamento/
 

02.10.13 – DOMINÓ ÁRABE – CHEIRO DA QUÍMICA ALEMÃ NA SÍRIA

A Alemanha enfrenta um "escândalo químico". O governo do país confessou que há dois anos tinha fornecido à Síria várias substâncias, utilizadas na produção de armas químicas.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12507/Domino-Arabe—Cheiro-da-quimica-alema-na-Siria-/
 
02.10.13 – CHEFES DE INTELIGÊNCIA DOS EUA CHAMAM PARALISAÇÃO DE ‘PERIGO INSIDIOSO'
Líderes da comunidade de Inteligência dos EUA alertaram nesta quarta-feira que a paralisação do governo é uma ameaça "insidiosa" à segurança nacional, que aumentará quanto mais tempo milhares de empregados ficarem longe do trabalho.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12494/Chefes-de-Inteligencia-dos-EUA-chamam-paralisacao-de-‘perigo-insidioso-/
 
01.10.13 – ENTREVISTA – FILIPPO GRANDI, COMISSÁRIO-GERAL DA AGÊNCIA DA ONU PARA OS REFUGIADOS PALESTINOS (UNRWA)
Para os palestinos, a crise na Síria tem um peso histórico particular: por 65 anos, o país foi um dos mais seguros na região para sua diáspora. Agora, ser palestino em território sírio tornou-se especialmente perigoso. O comissário-geral da agência da ONU para os refugiados palestinos (Unrwa, na sigla em inglês), Filippo Grandi, alerta que – ao contrário dos sírios, que podem fugir para vários vizinhos – praticamente só o Líbano está acolhendo a comunidade. Grandi esteve em São Paulo, onde conversou com o Estado.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12464/ENTREVISTA—Filippo-Grandi–comissario-geral-da-agencia-da-ONU-para-os-refugiados-palestinos-(Unrwa)/
 
30.09.13 – VISÃO GLOBAL – AS ARMAS NUCLEARES DE ISRAEL
O recente acordo entre Estados Unidos e Rússia envolvendo as armas químicas da Síria deixou claro o que há muito tempo deve ser um fato óbvio: os esforços do presidente Barack Obama para fazer valer as normas internacionais que proíbem armas de destruição em massa no Oriente Médio envolverão Washington numa confusão diplomática e estratégica muito maior do que a discussão sobre o arsenal químico sírio.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12454/VISAO-GLOBAL—As-armas-nucleares-de-Israel-/
 
29.09.13 – NSA CRUZA DADOS PARA MONTAR PERFIS DE AMERICANOS, DIZ 'NYT'
A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês) cruza dados de telefones, redes sociais, contas bancárias e do sistema de posicionamento global (GPS) permitindo que se trace o perfil dos usuários de internet, informou o jornal americano "The New York Times" neste sábado.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/12442/NSA-cruza-dados-para-montar-perfis-de-americanos–diz–NYT-/
 
Defesa
 
05.10.13 – MILITARES SUL-AMERICANOS PARTICIPAM DE CURSO DE TECNOLOGIA DE DEFESA E CONHECEM PRINCIPAIS PRODUTOS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA NO SETOR
Com o objetivo de estreitar a cooperação sustentável entre as bases industriais de defesa, militares de países sul-americanos participaram de seminário, em Brasília (DF), que discutiu assuntos relacionados a produtos e sistemas na área. Após o término da capacitação, que aconteceu no começo da semana, os “estagiários” visitaram hoje a II Mostra BID Brasil. Montada no hangar do Correio Aéreo nacional (CAN), na Base Aérea da capital federal, a exposição de produtos permitiu que os oficiais conhecessem as principais iniciativas do setor de defesa brasileiro, de solado de coturnos a satélites e blindados. Ambos os eventos foram promovidos pelo Ministério da Defesa (MD).
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/12526/Militares-sul-americanos-participam-de-curso-de-tecnologia-de-defesa-e-conhecem-principais-produtos-da-industria-brasileira-no-setor-/
 
04.10.13 – MOSTRA DE SISTEMAS ESPACIAIS E DE DEFESA ACONTECE EM PORTO ALEGRE
A Mostra de Sistemas Espaciais e de Defesa apresenta diversos produtos para a área militar. Foram expostos uma maquete do microssatélite, aviões não-tripulados (VANTs),  Sistema de Armas Remotamente Tripulado – UT3OBR do blindado Guarani, Sistemas de Aviação, entre outros. O evento aconteceu na empresa AEL System na manhã de sexta-feira (04/10), em Porto Alegre.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12522/Mostra-de-Sistemas-Espaciais-e-de-Defesa-acontece-em-Porto-Alegre/
 
03.10.13 – C&T – GENERAL PEDE MAIS RECURSOS PARA SEGURANÇA CIBERNÉTICA
O chefe do Centro de Defesa Cibernética do Exército, general José Carlos dos Santos, disse que o Brasil precisa dobrar o orçamento previsto para acelerar programas que permitam o incremento da segurança da informação no país. Segundo o militar, que participou ontem de audiência da CPI da Espionagem, estão reservados atualmente, no Ministério da Defesa, R$ 400 milhões para a segurança cibernética nacional para um período de quatro anos, quando seriam necessários pelo menos R$ 800 milhões.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/12512/C&T—General-pede-mais-recursos-para-seguranca-cibernetica-/
 
03.10.13 – INDÚSTRIA BRASILEIRA DE DEFESA APRESENTA INOVAÇÕES DURANTE A II MOSTRA BID BRASIL
Com o objetivo de incrementar as exportações e fortalecer o mercado interno, a indústria de defesa brasileira apresentará os seus produtos na II Mostra BID Brasil. Neste ano, o foco estará centrado na alimentação e rastreabilidade, com exposição dos principais equipamentos de ponta. A mostra acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, a Base Aérea de Brasília. O evento é promovido pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e conta com apoio do Ministério da Defesa.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/12510/Industria-brasileira-de-defesa-apresenta-inovacoes-durante-a-II-Mostra-BID-BRASIL/
 
01.10.13 – PRESIDENTA DA REPÚBLICA INDICA GENERAL PARA PRESIDIR A AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA
Brasília, 1º/10/2013 – A presidenta Dilma Rousseff encaminhou ao Senado Federal a mensagem nº 420 para apreciação do nome do general Fernando Azevedo e Silva para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO). A próxima etapa desse processo é a sabatina do oficial pelos senadores na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a votação da indicação no plenário do Senado.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12483/Presidenta-da-Republica-indica-general-para-presidir-a-Autoridade-Publica-Olimpica/
 
01.10.13 – CHINA É ACUSADA DE ESPIONAR PARA MELHORAR SEUS DRONES
Durante quase dois anos, hackers de Xangai atacaram sucessivas firmas estrangeiras de defesa, ao menos 20 no total. Seu alvo, segundo uma empresa americana de segurança cibernética, era a tecnologia por trás da clara liderança dos Estados Unidos no campo dos drones militares.
http://www.defesanet.com.br/china/noticia/12477/China-e-acusada-de-espionar-para-melhorar-seus-drones/
 
Tecnologia
 
04.10.13 PRIMEIRO MICROSSATÉLITE BRASILEIRO PARA APLICAÇÕES MILITARES TEM PREVISÃO DE LANÇAMENTO PARA 2015
A empresa AEL Sistemas exibiu nesta sexta-feira, em Porto Alegre, o modelo do primeiro microssatélite brasileiro para aplicações militares, o MMM-1, previsto para ser enviado a órbita em dezembro de 2015, a partir da base de lançamento de Alcântara (MA). Pesando menos de 10 kg e com 30 cm de altura, o microssatélite poderá ser usado para fins de comunicação e monitoramento (sensoriamento remoto), entre outras missões. Como o Brasil hoje não produz satélites, depende de outros países para suprir a demanda nacional por esse tipo de tecnologia.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12524/Primeiro-microssatelite-brasileiro-para-aplicacoes-militares-tem-previsao-de-lancamento-para-2015/
 
02.10.13 – AEL SISTEMAS APRESENTA O MODELO DO MMM1, O PRIMEIRO MICROSSATÉLITE BRASILEIRO PARA APLICAÇÕES MILITARES
Exposição marca a inauguração do Centro de Desenvolvimento e Industrialização de Equipamentos Aeroespaciais da AEL.  Equipamentos de última geração como VANTs e simuladores de voo e de missão fazem parte da mostra.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12498/AEL-Sistemas-apresenta-o-Modelo-do-MMM1–o-primeiro-microssatelite-brasileiro-para-aplicacoes-militares/
 
30.09.13 – AEB SEPULTA MISSÕES TRIPULADAS
Depois do fiasco de ter sido expulsa do programa de cooperação da Estação Espacial Internacional (EEI), a Agência Espacial Brasileira (AEB) sepultou de vez a possibilidade de missões tripuladas ao espaço. Essa foi uma decisão de sua nova presidência, que colocou uma pedra sobre o assunto.  A viagem do astronauta Marcos Pontes em 2006, denominada Centenário como uma homenagem ao voo de Alberto Santos Dumont no 14 Bis, foi recebida com uma saraivada de críticas do meio científico e tida como um gasto de dinheiro inútil, na época uma soma superior a US$ 10 milhões.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12446/AEB-sepulta-missoes-tripuladas/
 
Pensamento
 
03.10.13 – CBERS-3 – CHINA E BRASIL LANÇAM AO ESPAÇO AINDA EM 2013
Depois de mais de mais de meia década de atrasos sucessivos, o terceiro satélite sino brasileiro de sensoriamento remoto, o CBERS-3, será lançado entre os dias 1 e 10 de dezembro deste ano, no centro de lançamento da China, no localidade de Taiyuan. Essa janela é oficial e o anúncio pode ser feito pela presidente Dilma Rousseff , inclusive com uma possível ida até a China para acompanhar o lançamento.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12517/CBERS-3—China-e-Brasil-lancam-ao-Espaco-ainda-em-2013/
 
03.10.13 – MOVIMENTOS COMO O BLACK BLOCS TESTAM AS POLÍCIAS MILITARES
Os crescentes conflitos  envolvendo grupos como o “Black Blocs”  e  outros ainda não completamente identificados, em apoio ou infiltrados em movimentos de classe, vem testando sistematicamente os aparatos de segurança estatais, especialmente as polícias militares, em confrontos que claramente buscam um fato mídia. Este, é obviamente, mostrar a opinião pública, ações mais enérgicas das polícias militares  que veem-se obrigadas a utilizar da força na tentativa de conter os atos delinquenciais e proteger as instituições públicas, sua competência constitucional.
http://www.defesanet.com.br/mout/noticia/12515/Movimentos-como-o-Black-Blocs-testam-as-Policias-Militares/
 
 
02.10.13 – COMENTÁRIO GELIO FREGAPANI – ESPIONAGEM, ELITES DESNACIONALIZADAS, POLÍTICA INTERNA…
Já na década de 90, Alvin Toffler escreveu "Guerra e Antiguerra", no qual defendia a tese de que as guerras futuras serão ganhas não por generais em campo de batalha, mas pelos Serviços de Inteligência. Em eventual conflito, quem dispuser de mais informações prevalecerá.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/12489/Comentario-Gelio-Fregapani—Espionagem–Elites-desnacionalizadas–Politica-Interna—/

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter