A SEMANA – 31 Ago 06 Set 2013

Terrestre
 
04.09.2013 – MÃO AMIGA – AUXÍLIO ÀS VÍTIMAS DAS CHEIAS DO RIO DOS SINOS / RS

Nos dia 27, 28 e 29 de agosto, o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz) empregou seus meios para prestar apoio às ações de Defesa Civil no socorro à população das cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, atingidas pelas cheias do Rio dos Sinos, as piores dos últimos 48 anos.

http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12111/Mao-Amiga—Auxilio-as-vitimas-das-cheias-do-Rio-dos-Sinos—RS/
 
04.09.2013 EXÉRCITO BRASILEIRO E UFSM ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA DESENVOLVER SIMULADORES

Conforme anunciado no DefesaNet no artigo "Exército e UFSM Formalizam MoU"  no dia 30 de agosto –  o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Sinclair James Mayer, participou do ato solene de assinatura do Memorando de Entendimento celebrado entre a União, representada pelo Comando do Exército, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/12104/Exercito-Brasileiro-e-UFSM-assinam-memorando-de-entendimento-para-desenvolver-simuladores/
 
03.09.2013 – O EXPLORADOR MODERNO – MISSÕES DE RECONHECIMENTO

Segundo o dicionário Michaelis o termo explorador designa aquele que explora, pessoa que viaja ou é enviada à procura de informações geográficas ou científicas ou espreitador do campo, dos movimentos do inimigo.

http://www.defesanet.com.br/doutrina/noticia/12087/O-Explorador-Moderno—Missoes-de-reconhecimento/
 
Aviação
 
06.09.2013 – SEMANA DA PÁTRIA – EM BRASÍLIA, AVIÕES DE CAÇA DA FAB PARTICIPAM DE DESFILE AÉREO

Os aviões de caça, dois subsônicos A-1 e quatro supersônicos F-5M, da Força Aérea Brasileira sobrevoarão a Esplanada dos Ministérios no desfile aéreo para as comemorações do Dia da Independência, neste sábado (07/09), em Brasília. O início do desfile está programado para às 9h.

http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12140/SEMANA-DA-PATRIA-–-Em-Brasilia–avioes-de-caca-da-FAB-participam-de-desfile-aereo/
 
06.09.2013 – PREVENÇÃO – FAB INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DA AVIAÇÃO NO NORTE DO PAÍS

Com foco na prevenção de acidentes aeronáuticos, a Força Aérea Brasileira (FAB) intensificou a fiscalização da aviação no norte do país. Cerca de 1.200 aeronaves, 439 planos de voo e nove aeródromos foram fiscalizados durante uma blitz aérea realizada de 1 a 5 de setembro em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Receita Federal e Polícia Federal, sob a coordenação da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12137/PREVENCAO—FAB-intensifica-fiscalizacao-da-aviacao-no-Norte-do-pais/
 
04.09.2013 – REAPARELHAMENTO – FAB RECEBE PRIMEIRO CAÇA A1 MODERNIZADO

A primeira aeronave do caça subsônico A-1 AMX modernizada foi entregue à Força Aérea Brasileira nesta terça-feira (03/09) em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A cerimônia contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e do presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, além de oficiais-generais do Alto Comando da Aeronáutica e funcionários da empresa.

http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12119/REAPARELHAMENTO-–-FAB-recebe-primeiro-caca-A1-modernizado/
 
04.09.2013 – AL-QAEDA PROCURA DESENVOLVER TECNOLOGIA PARA ABATER OS DRONES

Os serviços secretos norte-americanos estão preocupados com a aparente determinação da liderança da Al-Qaeda em desenvolver tecnologia para abater ou assumir o controle dos drones usados pela CIA e pelo Pentágono em países como o Afeganistão, Paquistão, Iémen ou Somália.

http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12116/Al-Qaeda-procura-desenvolver-tecnologia-para-abater-os-drones/
 
Naval
 
07.09.2013 – AMAZUL – MUITO ALÉM DA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

"Criação da AMAZUL cobre um vácuo de empresas prestadoras de serviços na área nuclear no país"
Leonam Guimarães participou ontem da 1ª reunião de diretoria da AMAZUL. Deixou a Eletrobras Eletronuclear, após oito anos, para assumir a área técnico-comercial da nova estatal. A empresa vai se dedicar à promoção e ao desenvolvimento de atividades nucleares da Marinha e do Programa Nuclear Brasileiro.

http://www.defesanet.com.br/prosub/noticia/12149/AMAZUL—Muito-alem-da-geracao-de-energia-eletrica/
 
06.09.2013 – NAVIO-TANQUE “MARAJÓ” REALIZA EXERCÍCIO INÉDITO COM A ARMADA DO URUGUAI

O Navio-Tanque “Marajó” (G27), da Marinha do Brasil, realizou no dia 29 de agosto, o exercício de Transferência de Óleo no Mar (TOM) sem bombeio (Dry RAS) com a Fragata “Uruguay” (ROU 01), da Armada da República Oriental do Uruguai (AROU). Esta foi a primeira vez que um navio da AROU realizou este tipo de exercício com um meio naval brasileiro.

http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12141/Navio-Tanque-“Marajo”-realiza-exercicio-inedito-com-a-Armada-do-Uruguai/
 
02.09.2013 – COMISSÃO “FRATERNO ANFÍBIA 2013”

No período de 19 a 23 de agosto, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Garcia d'Avila” participou da Comissão “Fraterno Anfíbia 2013”, que consistiu de uma operação anfíbia combinada entre a Marinha do Brasil e a Armada da República Argentina (ARA), com o propósito de promover a interoperabilidade entre as Forças Navais dos dois países, bem como estreitar os laços de amizade com aquela Marinha amiga.

http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12080/Comissao-“Fraterno-Anfibia-2013”/
 
Geopolítica
 
07.09.2013 – CHINA AVANÇA NA VIZINHANÇA BRASILEIRA
A estratégia da China de aumentar presença em países do continente americano para compensar a desaceleração das economias mais centrais, resultou, nos últimos cinco anos, em maior participação relativa do país asiático nas importações dos países parceiros do Brasil no Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), dos países integrantes da Aladi (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) e do Nafta (Canadá, Estados Unidos e México), mostra levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).
http://www.defesanet.com.br/brasilchina/noticia/12151/China-avanca-na-vizinhanca-brasileira/
 
05.09.2013 – CHILE – 40 ANOS DO GOLPE – COM VOTO SOBRE ITAIPU, PINOCHET ‘PAGA’ BRASIL

Depois de dar apoio material e político aos conspiradores chilenos que derrubaram o governo socialista de Salvador Allende, a ditadura brasileira apresentou à recém-formada junta militar de Santiago sua fatura; um voto nas Nações Unidas que beneficiaria a construção da usina binacional de Itaipu, À Argentina havia lançado uma ruidosa campanha internacional contra o projeto da hidrelétrica no Rio Paraná, entre Brasil e Paraguai, exigindo que as obras em Itaipu fossem submetidas, antes, à aprovação de Buenos Aires – era o chamado "princípio da consulta prévia". 

http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12128/CHILE—40-ANOS-DO-GOLPE—Com-voto-sobre-Itaipu–Pinochet-‘paga’-Brasil-/
 
04.09.2013 – PUTIN: AÇÃO DOS EUA NA SÍRIA SEM ONU SERIA 'AGRESSÃO'

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que uma ação militar dos Estados Unidos e seus aliados na Síria sem o aval das Nações Unidas seria uma "agressão".
O presidente russo afirmou que é "cedo demais" para dizer o que seu país faria no caso de os Estados Unidos agirem sem consentimento da ONU.

http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12118/Putin–Acao-dos-EUA-na-Siria-sem-ONU-seria–agressao-/
 
Segurança
 
07.09.2013 – 11 DE SETEMBRO: O QUE MUDOU EM 12 ANOS

As vésperas do 12º aniversário do maior atentado terrorista da história  perpetuado pela rede Al Qaeda nos EUA, ainda restam muitos fatos a serem esclarecidos à opinião pública que passaram a condição de teorias da conspiração e que, acredito, nunca chegarão a ser totalmente esclarecidos. Mas é inegável o significado de vulnerabilidade e insegurança que trouxe durante a década passada para a comunidade internacional o que acarretou em uma mudança significativa na forma como as pessoas passaram a encarar a ameaça do terrorismo internacional.

http://www.defesanet.com.br/terror/noticia/12150/11-de-Setembro–o-que-mudou-em-12-anos/
 
06.09.2013 – DIA DA PÁTRIA TERÁ ATOS EM 149 CIDADES

Quase 400 mil pessoas já confirmaram, por meio de redes sociais, participação na série de manifestações que ocorrerão amanhã, no feriado do dia da Independência. Divulgado como "o maior protesto da história do Brasil", atos estão sendo organizados em 149 cidades em todo o país. Todas as capitais estão incluídas e duas cidades no exterior também aderiram: Christchurch, na Nova Zelândia, e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Em São Paulo, acontecerão manifestações em 41 municípios. 

http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/12142/Dia-da-Patria-tera-atos-em-149-cidades-/
 
04.09.2013 – GOVERNO VÊ ‘DATA CENTERS’ COMO ESCUDO CONTRA ESPIÕES

BRASÍLIA – A instalação de centrais de processamento e armazenamento de dados (data centers) no país poderá facilitar a ação do governo para impedir tentativas de espionagem sobre as comunicações do cidadão brasileiro. Para isso, o Ministério das Comunicações negocia incluir no Marco Civil da Internet um novo artigo exigindo das empresas a construção de data centers no Brasil.

http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/12109/Governo-ve-‘data-centers’-como-escudo-contra-espioes-/
 
02.09.2013 – CONFLITOS URBANOS – AGRESSÕES A JORNALISTAS E QUESTIONAMENTOS DA PROFISSÃO

Copa das Confederações, manifestações em Belo Horizonte, Estádio do Mineirão, junho de 2013. O protesto chegou a reunir 50 mil pessoas e estava em sua parte mais crítica: confrontos com a polícia. Para afastar a grande massa do entorno do estádio, a polícia jogou inúmeras bombas de gás lacrimogêneo, provocando uma atmosfera densa. No meio do tumulto, um jornalista saiu correndo passando mal devido às condições em que se encontrava o local. Com dificuldade, ele conseguiu chegar perto de um pequeno grupo de colegas de profissão que estavam na frente dos manifestantes trabalhando.

http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/11902/Conflitos-Urbanos-–-agressoes-a-jornalistas-e-questionamentos-da-profissao/
 
Defesa
 
06.09.2013 – PARA MINISTÉRIO, SATÉLITE BRASILEIRO PODE SER VULNERÁVEL

O coronel Edwin Pinheiro da Costa, chefe da seção de Telemática do Ministério da Defesa e responsável pelo Sistema de Comunicações Militares (Siscomis), reconheceu ontem a preocupação do governo com espionagem em relação ao projeto do satélite geoestacionário brasileiro, uma vez que os equipamentos em solo envolvidos na operação do sistema ainda serão importados. O risco é que peças como roteadores importados possam ter uma porta de saída – "backdoor", na linguagem técnica – que permita a captura de informações sigilosas por terceiros. O governo pretende assinar os contratos para a fabricação e lançamento do satélite até o fim do mês. 

http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12139/Para-ministerio–satelite-brasileiro-pode-ser-vulneravel-/
 
04.09.2013 – A DEFESA EM DEBATE – ESPIONAGEM, POLÍTICA INTERNACIONAL E GUERRA: O MUNDO E O BRASIL

A arte de espionar: uma história de sedução

Desde os tempos bíblicos, quando Moisés enviou pessoas de sua confiança para obter informações sobre a “Terra Prometida”, já existia a prática de espionagem. Inconcebível imaginar a manutenção do Império Romano sem a prática de espionagem para a fim de garantir a segurança do próprio Império. Faz parte do cotidiano das sociedades a pesquisa e a coleta de informações estratégicas que beneficiem no seu dia-a-dia.

http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12114/A-Defesa-em-Debate—Espionagem–politica-internacional-e-guerra—o-Mundo-e-o-Brasil-/
 
02.09.2013 – EMCFA – INOVAÇÃO NAS FORÇAS ARMADAS

O cidadão pouco familiarizado com temas militares deve se surpreender ainda mais quando se depara com a sigla EMCFA e anunciamos o seu terceiro ano de existência. É bastante razoável e compreensível. Mas, se informarmos que, por trás de todas as ações desenvolvidas pelas Forças Armadas, dos Jogos Mundiais Militares em 2011 à visita do papa Francisco ao Brasil, o que inclui a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que contaram com a nossa participação, ficará mais fácil entender a importância desse braço do Ministério da Defesa (MD).

http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12083/EMCFA—Inovacao-nas-Forcas-Armadas/
 
Inteligência
 
01.09.2013 – ENTREVISTA CEL MORETZSOHN – MANIFESTAÇÕES EXTREMISTAS NO DIA 7 DE SETEMBRO

DefesaNet entrevistou,  o Cel R1 Eugênio Moretzsohn, especialista em Inteligência e Segurança sobre o provável perfil das manifestações do Sete de Setembro.

http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/12062/Entrevista-Cel-MORETZSOHN—Manifestacoes-extremistas-no-dia-7-de-setembro/
 
Pensamento
 
05.09.2013 – EQUÍVOCO, UMA OVA! JB PUBLICA CARTA DO GEN. CLÓVIS BANDEIRA

Numa mudança de posição drástica, o jornal O Globo acaba de denunciar seu apoio histórico à Revolução de 1964. Alega, como justificativa para renegar sua posição de décadas, que se tratou de um equívoco redacional.

http://www.defesanet.com.br/dita/noticia/12129/EQUIVOCO–UMA-OVA–JB-publica-carta-do-Gen–Clovis-Bandeira/
 
03.09.2013 – COMENTÁRIO GELIO FREGAPANI – ALTA DO DÓLAR, A FALSA BANDEIRA, SEM NOÇÃO E ESTA M. NÃO TEM SOLUÇÃO

Leitura  errada –Alta do dólar

Aparentemente, no nosso País, há um verdadeiro desespero com a alta do dólar. A imprensa e talvez o próprio Governo se preocupem com o aumento dos produtos, componentes e peças importadas e em consequencia com a inflação,pois se esquecem que, ainda a pouco, a excessiva valorização do Real acabava com a competitividade dos nossos produtos, facilitava as importações em detrimento da produção local fechando nossas fábricas  transferindo nossos empregos para fora e  facilitava também o turismo para o exterior em detrimento do nacional.

http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/12103/Comentario-Gelio-Fregapani—Alta-do-dolar–A-Falsa-Bandeira–Sem-Nocao-e-Esta-M–nao-tem-solucao/
 
Editorial
 
01.09.2013 – OS FANTASMAS REAIS E IRREAIS

A presente polêmica sobre a vinda de Trabalhadores da Área de Saúde provenientes de Cuba  só mostra a habilidade de o Governo Petista pautar as discussões que lhe interessam.

http://www.defesanet.com.br/editorial/noticia/12059/Os-Fantasmas-Reais-e-Irreais/

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter