Escola de Guerra Naval realiza cerimônia de abertura do Jogo de Guerra AZUVER

Foi realizada, no dia 8 de outubro, no Auditório Almirante Tamandaré, da Escola de Guerra Naval (EGN), Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura do Jogo de Guerra AZUVER, um dos eventos finais dos Cursos de Estado-Maior das Forças Armadas.

O AZUVER é o exercício de planejamento e simulação de combate envolvendo o maior número de Oficiais distribuídos em Estados-Maiores Conjuntos, no âmbito das Forças Armadas, contando com o apoio do Ministério da Defesa. O jogo visa à preparação de quadros que comporão Comandos Operacionais Conjuntos, seja para fins de planejamento e adestramento ou emprego real do Poder Militar brasileiro.

Para o exercício, é desenvolvido um substancial esforço de cooperação entre os corpos docentes das Escolas de Altos Estudos Militares, buscando possibilitar aos seus Oficiais-Alunos o melhor aproveitamento possível do conhecimento e da aplicação da doutrina emanada pelo Ministério da Defesa, além da promoção do conhecimento mútuo entre as Forças, requisitos fundamentais para a obtenção da interoperabilidade necessária para o cumprimento de suas atribuições constitucionais relativas à Defesa Nacional.

A importância do exercício pode ser mensurada pelas palavras do Diretor da Escola de Guerra Naval, Contra-Almirante Claudio Portugal de Viveiros: “O AZUVER tem exatamente o propósito de preparar os Oficiais-Alunos para planejar e executar estas operações, com a aplicação do Processo de Planejamento Conjunto (PPC). Ele propicia a integração entre os Oficiais das Forças Armadas e estimula a troca de conhecimentos e experiências entre os Oficiais-Alunos das três Escolas – sem dúvida, os grandes legados desta atividade”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter