Navio-Patrulha Goiana opera com aeronave P-3C da Força Aérea Brasileira

No dia 21 de julho, o Navio-Patrulha (NPa) “Goiana” iniciou um exercício de Patrulha Naval na área localizada entre os Arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo. A Força Aérea Brasileira (FAB) apoiou o exercício com uma aeronave P-3C.

Na ocasião, dois observadores da FAB embarcaram no navio e puderam acompanhar treinamentos de SAR (Search And Rescue); lançamento de bote e sonoboias; e PDATAR (Posto Diretor Aerotático no Ar), que indicou as posições às aeronaves no ataque simulado ao Navio-Patrulha “Goiana”. O exercício constituiu proveitoso adestramento de defesa antiaérea para a tripulação.

O evento de busca SAR consistiu no lançamento de alvo simulando, um náufrago de uma pequena embarcação à deriva, visando o adestramento dos observadores da aeronave na visualização destes objetos, bem como, dos navegadores no estabelecimento do correto padrão de busca a ser executado pela aeronave. Houve, também, envolvimento do SALVAERO Natal, a fim de propiciar realismo às ações.

Outro exercício, foi o lançamento de balsa salva-vidas pela aeronave. Para a sua consecução, o boneco “Oscar” foi jogado ao mar, simulando náufrago. Tão logo avistado pelos observadores, a aeronave iniciou a marcação da posição com o lançamento de fumígenos (sinais luminosos/fumaça) para marcar uma posição e posterior lançamento da balsa. Após o recolhimento desse último dispositivo, o exercício foi encerrado.

No dia 27 de julho, o Navio atracou na Base Naval de Natal, estando certo de sua valorosa contribuição na operacionalização dessa versátil aeronave e do desenvolvimento da interoperabilidade com a FAB.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter