Exercício de lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio

Foi realizado, no período de 19 a 23 de março, na área da Baía de Sepetiba (RJ), um exercício de lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf), a partir do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”. O exercício, que foi o propósito principal da Operação “EMB NDCCAlteSaboia”, comprovou a exequibilidade e a aceitabilidade da utilização das viaturas anfíbias operando a partir daquele meio naval.

A operação também possibilitou, aos militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais constituído, a prática de vida a bordo, de transbordo para embarcações de desembarque e de movimento do navio para terra por meio de CLAnf, bem como permitiu a retomada do embarque de cães e correspondentes equipes de cinotecnia militar nos navios da Esquadra em comissões operativas.

O navio executou 24 lançamentos/recolhimentos diurnos e dois lançamentos/recolhimentos noturnos com segurança, aprimorando a qualificação das equipes do navio e das viaturas, reativando as operações com CLAnf a bordo. Além disto, diversos procedimentos de manobra dos Carros Lagarta Anfíbio no interior do tank deck do navio foram testados a aprovados, permitindo aumentar a flexibilidade na manobra das viaturas no interior do navio.

A realização do exercício contou com o apoio da Força de Fuzileiros da Esquadra, do Batalhão de Viaturas Anfíbias, do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais e da Companhia de Apoio ao Desembarque.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter