19 de Novembro, 2019 - 11:00 ( Brasília )

Marinha forma a 1ª turma do Curso Internacional de Operações de Paz de Caráter Naval


No dia 8 de novembro, o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) realizou o encerramento do 1º Curso Internacional de Operações de Paz de Caráter Naval (United Nations Maritime Task Force Course).

O objetivo do foi disseminar conhecimentos aos oficiais da Marinha do Brasil e de nações amigas sobre conceitos e tarefas que são desenvolvidas por um oficial de Estado-Maior em uma Missão de Paz de Caráter Naval, como no caso da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano.

As aulas abordaram temas sobre o Core Pre-Deployment Tranning Module, o Maritime Task Force e o Military Planning Process. O curso foi ministrado para 16 militares estrangeiros, advindos de diversos países, entre eles Chile, China, Indonésia, Itália, Malawi, México, Namíbia, Nova Zelândia, Timor-Leste e Zâmbia.

Também atenderam ao curso nove militares da Marinha do Brasil, entre eles o Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, que hoje exerce a função de Superintendente de Manutenção da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha, e será o próximo Comandante da FTM-UNIFIL.

Como parte integrante do currículo, foram praticados exercícios baseados em cenários operativos, que visaram ilustrar a realidade marítima de uma operação de paz de caráter naval. Os exercícios foram conduzidos em parceira com a Escola de Guerra Naval.



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS