Marinha do Brasil forma a maior turma de sargentos da história da Instituição

A Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento, realizada no dia 7 de junho, foi a que reuniu o maior número de formandos na graduação da história da Força Naval: 406 mulheres e 2.139 homens.

O evento, realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; do Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; de membros do Almirantado; do Prefeito do Município do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela; e outras autoridades civis e militares.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a cerimônia o fez lembrar dos tempos de caserna. “Estou me sentindo nos anos 70, quando entrei na Escola de Cadetes do Exército Brasileiro. Essa garotada, esses jovens que estão se formando hoje, carregarão a responsabilidade pelo destino da nossa pátria, cada um exercendo sua função dentro das organizações militares.”

O recém-formado Sargento Diego Gravina disse sentir muito orgulho em servir à Marinha. “Eu nasci para ser militar. Meu avô era militar e sigo os passos dele. Agora como sargento aumenta muito a responsabilidade. Temos que ser exemplo para os mais modernos e deixar o nosso legado.”

Ao todo, foram cinco meses de curso de formação. A próxima fase será a de aperfeiçoamento, que durará quatro meses, com encerramento em novembro.

Efeito Bolsonaro: procura por cargos no Exército cresce 60,63% em 2019¹

Como resultado da chegada do capitão da reserva Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, a procura por cargos para servir no Exército teve em um aumento de 60,63% nos três primeiros meses de 2019. É o que revela levantamento feito pelo Gran Cursos Online, empresa de capacitação de candidatos para concursos públicos.

Entre os principais pontos que revelam este crescimento do interesse dos brasileiros pela carreira militar, destacam-se as inscrições abertas no primeiro trimestre deste ano para preencher as vagas disponíveis para formação de Sargento, Militares Temporários e oportunidades destinadas a profissionais da Saúde e Capelania.

Segundo a empresa, um dos pontos da carreira nas Forças Armadas que atrai candidatos é a possibilidade de servir à segurança do país, bem como as altas remunerações e benefícios que tais as áreas garantem.

Dentro desse crescimento, o levantamento revelou que o Rio de Janeiro é, disparado, o estado que mais demonstra interesse na carreira militar, com um total de 175.337 interessados. Na sequência, aparecem São Paulo (91.395 interessados) e Minas Gerais (88.415 interessados). Confira, agora, o ranking dos estados mais interessados nas oportunidades das Forças Armadas:

Rio de Janeiro

175.337

São Paulo

91.395

Minas Gerais

88.415

Bahia

43.685

Rio Grande do Sul

41.894

¹Por Tácio Lorran/ Metrópolis – Via Notimp FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter