Cerimônia de aniversário da Batalha Naval do Riachuelo é realizada no Ministério da Defesa

Nesta segunda-feira (10), foi realizada cerimônia de comemoração do 154º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, no Ministério da Defesa, em Brasília-DF. Após a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e da Mensagem do Presidente da República, Jair Bolsonaro, foi promovida a imposição da Medalha Militar a oficiais e praças agraciados, além da entrega de platinas e divisas aos oficiais e praças promovidos.

O militar Marcelo de Jesus Marinho foi promovido a Segundo-Sargento. Ele recebeu a divisa, durante a comemoração na Defesa, na presença dos seus familiares.

"O sentimento é de dever cumprido. É uma satisfação participar dessa cerimônia tão importante para todos os marinheiros. Estou feliz por estar junto da minha família e ver os amigos sendo agraciados", disse. Já o Capitão de Fragata do Quadro Técnico Djair Akamine foi condecorado com a Medalha Militar de Prata com passador de prata, pelos 20 anos de bons serviços prestados à Marinha do Brasil.

"Sinto orgulho de ser agraciado. É uma emoção receber essa medalha na frente dos familiares. A gente passa mais tempo no trabalho do que em casa", afirmou.

O evento contou com as presenças do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Garnier; Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra, Claudio Portugal de Viveiros; Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte Santos; Comandante da Escola Superior de Guerra Almirante de Esquadra Alipio Jorge; Secretário de Orçamento e Organização Institucional, Franselmo Araújo Costa; e Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira.

Marinha é homenageada pelo 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo na Assembleia Legislativa do Pará

No dia 6 de junho, a Marinha do Brasil foi homenageada, por meio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4°DN), em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), pelo 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

O evento foi realizado como forma de reconhecimento pelos serviços prestados pela Marinha do Brasil nos estados do Amapá, Pará, Piauí e Maranhão, visando à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e nos rios e à prevenção da poluição hídrica.

A cerimônia foi presidida pelo Deputado Raimundo Santos e contou com a participação de autoridades civis, membros da Sociedade Amigos da Marinha no Pará, militares das Forças Auxiliares do estado, representantes da comunidade marítima e de empresas de navegação.

Na ocasião, o comandante do 4º Distrito Naval foi agraciado com o título de “Cidadão Paraense”, honraria concedida a brasileiros que não nasceram no Pará, mas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do estado. Ele ressaltou o valor da homenagem em comemoração a uma data que enaltece os heróis que lutaram pelo Brasil e que são símbolos para todos os marinheiros.

"É muito importante receber esse reconhecimento da Assembleia, que é casa do povo paraense. Fico muito feliz e honrado com a homenagem que recebi; farei o máximo como Cidadão Paraense e vou me dedicar a conhecer mais e tentar ajudar o estado em tudo que for possível como representante do Brasil na região”, disse. Durante a sessão, equipe do Com4ºDN apresentou vídeos institucionais da Batalha Naval do Riachuelo e “Rios da Cidadania” para demonstrar as atividades da Marinha em prol da comunidade ribeirinha, como atendimentos médicos e odontológicos a bordo do Navio Auxiliar (NA) “Pará”.

A Banda de Música dos Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas esteve presente tocando o Hino Nacional e retretas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter