04 de Outubro, 2018 - 09:35 ( Brasília )

Brasil e Portugal assinam Plano de Emprego Combinado em prol da Guarda Costeira santomense


No dia 27 de setembro de 2018, a bordo do NRP “Zaire”, após atividades operativas no contexto da cooperação com São Tomé e Príncipe, foi assinado o Plano de Emprego Combinado da Marinha do Brasil e da Marinha Portuguesa em prol da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

O plano de emprego foi assinado pelo Capitão de Fragata Francisco Leonardo Maciel Machado, Encarregado do Núcleo da Missão Naval da Marinha do Brasil em São Tomé e Príncipe, e pelo Capitão de Mar e Guerra Pedro Proença Mendes, Coordenador da Missão Portuguesa de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

O Plano foi delineado para ser executado por militares de ambas as marinhas visando o crescimento e desenvolvimento da referida Guarda Costeira, tendo como ponto de partida adestramentos de “Ações de Abordagem em cenário cooperativo”.

A implementação desse plano combinado tem como expectativa o estabelecimento de uma ferramenta capaz de levantar as necessidades da Guarda Costeira e coordenar os esforços nas áreas de interesses comuns das Marinhas do Brasil e Portuguesa.