Almirante de Esquadra Ilques é novo Chefe do Estado-Maior da Armada

A cerimônia de passagem da chefia do Estado-Maior da Armada foi realizada no dia 15 de setembro, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. O Almirante de Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão transmitiu o cargo ao Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.

Ao assumir a chefia do Estado-Maior da Armada, o Almirante Ilques ressaltou a importância do trabalho que vai desenvolver. “Em um contexto onde a dinâmica das relações internacionais impõe constantes aprimoramentos para o equacionamento de complexos desafios, constatamos novas formas de combates e de ameaças, ficando evidente a crescente interação entre as Marinhas do presente, do amanhã e do futuro”, afirmou.

O Estado-Maior da Armada (EMA) é o Órgão de Direção Geral da Força e tem como uma de suas atribuições assessorar o Comandante da Marinha na direção de seu comando e no desempenho de suas atribuições no Conselho Militar de Defesa e no Conselho de Defesa Nacional.

Comando do 7º Distrito Naval recebe a Visita do Almirantado Programada

Entre os dias 11 e 14 de setembro, o Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (ComGerCFN), Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, realizou a Visita do Almirantado Programada (VAP) ao Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN).

A VAP é realizada com o objetivo de propiciar aos membros do Almirantado conhecimento atualizado e detalhado dos problemas mais relevantes existentes nas áreas distritais, principalmente aqueles afetos a decisões do Almirantado e às Orientações do Comandante da Marinha.

Durante o período da visita, a comitiva percorreu as instalações do Com7ºDN e das Organizações Militares subordinadas em Brasília: Hospital Naval de Brasília, Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, Capitania Fluvial de Brasília e Estação Rádio em Brasília.

Também foram visitadas as residências funcionais de Águas Claras, Guará e Vila Naval Visconde de Inhaúma e conheceram o Clube Almirante Alexandrino. Em Palmas foram visitadas a Capitania Fluvial Araguaia Tocantins (TO) e a Escola de Tempo Integral – ETI Almirante Tamandaré.

A escola é administrada pela prefeitura em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha com apoio institucional da Marinha do Brasil, com capacidade de atender cerca de 1.200 alunos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter