Marinha do Brasil participa de seminário internacional sobre Helideques

Nos dias 21 e 22 de março, a Marinha do Brasil, representada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), participou do 4º Seminário Internacional sobre Helideques, realizado no Centro de Convenções RB1, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro abordou temas relacionados às alterações das normas internacionais e nacionais que passaram a vigorar ao final de 2016.

O Encarregado da Divisão de Helideques da DPC, Capitão de Mar e Guerra, da reserva remunerada, Francis Pereira Valle, apresentou uma palestra sobre a Modificação nº 2 das Normas da Autoridade Marítima para Homologação de Helideques Instalados em Embarcações e em Plataformas Marítimas (NORMAM-27/DPC).  A ministração destacou os seguintes pontos: setor livre de obstáculos em unidades marítimas acopladas; instruções para posicionamento do chevron e delimitação do Setor de Obstáculos com Alturas Limitas; requisitos para instalação de iluminação do helideque com uso de lâmpadas tipo “LED” e outros auxílios de iluminação; gradiente negativo; operação em plataformas desabitadas; sistema de monitoramento de helideque; e operações em balsas empregadas em águas interiores.

A abertura do evento foi realizada pelo Vice-Diretor da DPC, Capitão de Mar e Guerra Lúcio Marques Ribeiro, representando o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho. Outros temas abordados no seminário foram: “Inspeção de helideques no Golfo do México” (Shell América); “Metodologia de inspeção de helideque no Brasil” (Petrobras); e “Telecomunicações e navegação aeronáutica no transporte aéreo offshore” (Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter