Marinha do Brasil confirma aquisição de LPD francês Siroco

Nicholle Murmel 


A Marinha do brasil confirmou no último dia 09 a compra do Siroco – antigo LDP freancês da classe Foudre. O navio anfíbio será rebatizado com o nome NDM Bahia, terá o número de casco G40 e será classificado como “Navio Doca Multipropósito”.

O Siroco é o Segundo LPD da classe Foudre. A primeira unidade foi vendida ao Chile no final de 2011. O segundo navio foi descomissionado da Marinha francesa em julho deste ano. Lançado em 1996, o Siroco ainda é relativamente moderno. Uma delegação da MB conduziu uma avaliação extensa do navio em dezembro do ano passado.

O Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, através das portarias  388, 390 e 391, autorizou o envio do " Grupo de Inspeção, Apoio e Recepção do Navio Doca Multipropósito" à França em preparação para a entrega e viagem do navio para o Brasil. O grupo é responsável pelo processo de aquisição do navio, pela administração dos recursos no exterior e pela formação e treinamento dos futuros tripulantes. O contingente deve permanecer em Toulon até a incorporação do futuro NDM Bahia à Marinha, prevista para 31 de deszembro de 2015. O periodo pode se extender caso a MB decida modernizar ou modificar a embarcação

O LPD da classe Foudre desloca 12 mil toneladas e acomoda quatro helicópteros como o Puma usado pelas forças francesas, quatro veículos terrestres e 450 militares (900 em uma missão curta), além da tripulação.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter