Marinha Portuguesa expulsa navio russo da Zona Econômica Exclusiva

O navio foi detectado, identificado e escoltado para fora da ZEE portuguesa durante a noite de terça para quarta-feira.

Um navio hidrográfico russo foi detectado na terça-feira na Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa, anunciou nesta quarta-feira o ministro da Defesa português, José Pedro Aguiar-Branco.

O navio foi detectado, identificado e escoltado para fora da ZEE portuguesa durante a noite de terça para quarta-feira, tendo ficado fora dessa zona na manhã desta quarta-feira, acrescentou o ministro.

"A missão foi cumprida durante a noite e até à manhã de hoje", precisou. Segundo Aguiar-Branco, o navio foi identificado e escoltado por uma corveta da Marinha Portuguesa que zarpou de Faro e efectuou um trajecto para norte.

O ministro falou aos jornalistas no final de uma visita à Base Aérea de Siauliai, no Norte da Lituânia, a cerca de 200 quilómetros da capital, Vilnius, onde visitou as Forças Nacionais Destacadas que se encontram numa missão de policiamento e vigilância aérea da NATO.

"Também existe capacidade ao nível da Marinha numa situação desta natureza para fazer, com o nível de prontidão exigível, a identificação e o acompanhamento, tal como aconteceu em espaço aéreo internacional", sublinhou.

Na semana passada, por duas vezes, caças F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) interceptaram e identificaram aviões militares russos em espaço aéreo internacional sob jurisdição portuguesa.

Nessa altura, o ministro da Defesa sublinhou que essas operações demonstraram que "o sistema funcionou" e garantiu que "há-de funcionar sempre que for necessário".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter