Submarino ‘Tikuna’ chega ao Porto de Itajaí para treinamento

Um submarino chegou neste sábado ao Porto de Itajaí, na região do Vale, mas o público não poderá ver a embarcação de perto. Chamado de 'Tikuna', o navio um dos cinco submarinos da Marinha brasileira e vai ser utilizado em um treinamento.

A embarcação tem 62 metros de comprimento e 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares. "É um submarino considerado moderno (nota DN: dos submarinos com propulsão convencional), foi o último construído no Brasil, no arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, foi lançado em 2005 e está no final do seu primeiro ciclo operativo, mas absolutamente íntegro e ativo", disse o comandante Alexandre Madureira de Souza.

O submarino está no Porto para ser abastecido. Depois vai ser utilizado num treinamento de duas semanas, com 49 marinheiros. Como a extensão não é grande, é preciso se adaptar aos pequenos espaços. Em um ambiente de 10 metros quadrados, por exemplo, vão dormir 13 pessoas. "É uma questão de adaptação. Todos aqui gostam do que fazem, inclusive eu também", acrescentou o comandante.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter