Navio Almirante Saboia realiza desembarque anfíbio

O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” realizou, na última quarta-feira (2), o desembarque de seis Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf) na região de Itaoca, no litoral do Espírito Santo. O exercício consistiu, no ápice da Operação “UANFEX-I/2014”, em uma Operação Anfíbia, na modalidade de Projeção Anfíbia, realizada  entre os dias 31 de março a 8 de abril, entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A Força de Desembarque (ForDbq) tomou a praia com o propósito de simular o estabelecimento na região de uma Base Operacional para a futura chegada de tropas internacionais, em um cenário em que os Fuzileiros Navais estariam cooperando com um país em conflito.

Além do NDCC “Almirante Saboia”, a Força-Tarefa Anfíbia (ForTarAnf) foi composta pela Fragata “União”, com uma aeronave UH-12 “Esquilo”, sob o comando do Comandante da 2a Divisão da Esquadra (ComDiv-2), Contra-Almirante Paulo Cesar Mendes Biasoli. A Força de Desembarque, composta por seis CLAnf e um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), esteve sob a coordenação do Comandante do 1o Batalhão de Infantaria de Fuzileiros, Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Osmar da Cunha Penha.

Também participaram da Operação um Destacamento de Mergulhadores de Combate (MeC) e o Rebocador de Alto-Mar “Tridente”, subordinado ao Comando do 1o Distrito Naval.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter