Força de Submarinos participa de Simpósio Profissional sobre o Uso e Operação da Arma Submarina

No dia 21 de agosto, a convite do Comandante Geral da Marinha de Guerra do Peru, e por ocasião da celebração do 102º aniversário de criação da Força de Submarinos da Marinha de Guerra do Peru, o Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Marcos Sampaio Olsen, participou como expositor do Simpósio Profissional sobre o Uso e Operação da Arma Submarina.
 
A exposição tratou de mostrar a estreita relação histórica do Brasil com o mar, desde o descobrimento, as invasões estrangeiras, a criação de uma Marinha Imperial por subscrição nacional que assegurasse a integridade territorial até o imperativo de se proteger os recursos econômicos da “Amazônia Azul”. Foram abordados os documentos condicionantes de defesa que dispõem sobre a constituição e destinação precípua das Forças Armadas, o entorno estratégico, o conceito de mobilidade estratégica e a transparência nos assuntos de defesa e doutrina. Procurou-se situar a Força de Submarinos dentro da estrutura organizacional da Marinha do Brasil, suas Organizações Militares subordinadas e atribuições, bem como dar conhecimento do conceito de Programa de Adestramento que objetiva a manutenção dos requisitos de fase. Por fim, foi apresentado o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).
 
O simpósio contou, ainda, com a participação de Oficiais representantes da Força de Submarinos da Argentina, da Colômbia, do Equador, além do país anfitrião, o Peru.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter