Operação Pedro Teixeira III intensifica treinamento em ações de GLO

No período de 21 a 26 de julho, o 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) participou da Operação Pedro Teixeira III, sob a coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), na região conhecida como Bico do Papagaio, no estado do Tocantins.

O posto de comando da operação foi estabelecido na cidade de Wanderlândia e os exercícios foram realizados nos municípios de Xambioá, Babaçulândia, Araguanã e Piraquê, todos localizados em Tocantins.

Durante a ação, foram desenvolvidas diversas atividades de Patrulhamento Ostensivo, Posto de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE), Posto de Bloqueio e Controle Fluvial (PBCFlu), Posto de Segurança Estático (PSE), Operação de Controle de Distúrbios (OCD), Operação de Busca e Apreensão (OBA), Extrusão, Desobstrução de Vias e Operação de Varredura.

O exercício teve como finalidade o adestramento em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), desenvolvido em ambiente com ampla diversidade, permitindo várias possibilidades de preparo da tropa.

Esse tipo de operação visa, ainda, acompanhar a atual situação de segurança da área, aumentando a dissuasão contra potenciais ameaças e demonstrando a capacidade de prontidão e coesão como tropa integrante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, focada na defesa da Pátria e na proteção da Amazônia.

Durante o período da operação, foi realizada atividade de cooperação civil-militar em Wanderlândia.

Foram desenvolvidas diversas ações, tais como: revitalização de praça, atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, distribuição de kits de escovação dental, corte de cabelo, recreação, minipista de cordas, camuflagem, tiro ao alvo, palestras, exposição de material militar, plantio de mudas de árvores, apresentação de grupo de capoeira e apresentação da banda de música.

O Batalhão contou, ainda, com a colaboração da prefeitura do município assistido e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), sediado em Imperatriz (MA).

Fotos: CB JOAB PIRES, SD D`ANGELO / 51º Batalhão de Infantaria de Selva

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter