Exercício de adestramento em operações de GLO emprega quase 500 militares em Curitiba

No período de 27 a 30 de maio, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) realizou a Operação Pinheiral de 2019, caracterizada como um exercício militar dentro de um quadro de operações de cooperação e coordenação com agências e de operações de garantia da lei e da ordem (GLO).

As ações foram desenvolvidas por meio da Força-Tarefa Capital, constituída por efetivos das organizações militares do Exército sediadas em Curitiba, no Paraná, contando com o apoio de integrantes da Polícia Militar do Estado e da Guarda Municipal de Curitiba.

Na abertura da Operação Pinheiral, no dia 27 de maio, foi realizada uma palestra com a presença do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e do Comandante Interino da AD/5, Coronel William Wilson Alexandre Rueda.

Em seguida, a Força-Tarefa Capital realizou o aprestamento no Campo de Parada do Forte do Pinheirinho, apresentando o material individual e coletivo, bem como as viaturas utilizadas pela tropa.

O exercício empregou um efetivo de 470 militares, 60 viaturas sobre rodas, 8 viaturas sobre lagartas e 8 meios especializados. Nos dias 28 e 29 de maio, foram desenvolvidos os incidentes planejados pela coordenação do exercício, demandando o planejamento e a execução das missões pela Força-Tarefa Capital.

Foram solucionados diversos problemas militares simulados, compreendendo ações sobre reintegração de posse com reféns e feridos, desobstrução de vias urbanas, estabelecimento de posto de bloqueio e controle de vias urbanas e de posto de segurança estático, bem como operação de busca e apreensão.

No último dia, em 30 de maio, a Força-Tarefa Capital realizou uma demonstração de controle de distúrbios civis no Campo de Parada do Forte do Pinheirinho.

No período da tarde, a operação foi finalizada com a visita ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional, a fim de conhecer essa importante estrutura para o acompanhamento dos eventos no estado do Paraná.

A Operação Pinheiral possibilitou o adestramento da Força-Tarefa Capital para as ações de GLO, proporcionando a integração com as agências de segurança municipais e estaduais, bem como a difusão de conhecimentos relevantes sobre a atuação da tropa para a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Fotos: Sd Santana / AD/5

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter