COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Terrestre

21 de Maio, 2019 - 16:20 ( Brasília )

12ª Bda Inf L (Aeromovel) - Exercício Anhanguera 2019

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) com sede em Caçapava-SP, realiza entre os dias 19 a 23 de maio, o Exercício Anhanguera 2019, exercício de adestramento em Operações GLO

 


Comunicação Social Aeromovel
www.bdaamv.eb.mil.br



A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), “Brigada Fornovo di Taro”, com sede em Caçapava-SP, realiza entre os dias 19 a 23 de maio, o Exercício Anhanguera 2019, exercício de adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O Exercício, que conta com a participação de cerca de 1.800 militares, além de integrantes das Forças Auxiliares, Receita Federal, Polícia Federal e Guardas Municipais, desenvolve-se na região do Litoral Norte de São Paulo, nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Entre os dias 19 e 23 de maio, inúmeras situações-problema, criadas pela direção do Exercício, exigirão dos militares da Brigada Aeromóvel alto grau de profissionalismo, conhecimento técnico e tático, além de rígidos procedimentos de segurança.

A Brigada Aeromóvel mobiliou seu Posto de Comando (PC) no Balneário dos Trabalhadores, localizado na Rodovia Governador Mário Covas, (SP-055), Km 130 s/n, Praia Grande, São Sebastião – SP. Ela coordena quatro Forças-Tarefas (FT) com cerca de 385 militares cada, localizadas nos seguintes munícipios:

 

1. São Sebastião, onde atua a FT Raposo Tavares, composta pelo 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL);

2. Ilhabela, onde atua a FT Bandeirante, composta pelo 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (20º GAC L);


3. Caraguatatuba, onde atua a FT IPIRANGA, composta pelo 6° BIL;

4. Ubatuba, onde atua a FT ITORORÓ, composta pelo 5º BIL.


 



Posto de Comando Tático da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - “Brigada Fornovo di Taro”

As Forças-Tarefas, no Exercício, desenvolvem ações de Garantia da Lei e da Ordem inseridas em um contexto de uma situação de instabilidade da Segurança Pública, na qual os Órgãos de Seguranças Públicas perderam suas capacidades operativas. Sendo assim, o resultado buscado nessas operações é o de restabelecimento da Ordem Pública e a Paz Social.

Este Exercício é considerado interagências, uma vez que conta com a participação e parceria das Prefeituras, por meio de Secretarias Municipais, Defesa Civil e Guarda Municipal de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, bem como, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Receita Federal, da Polícia Federal e da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, todos complementando as capacidades do Exército Brasileiro no contexto do Exercício.

A atividade ainda proporciona a aproximação do Exército Brasileiro com as comunidades locais, bem como o fortalecimento da imagem de uma das instituições com maiores índices de credibilidades no País por meio do “Braço Forte e da Mão Amiga”.

Atividades dias 20 e 21 Maio

As Forças-Tarefas integrantes da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), ao longo dos dias 20 e 21 de maio cumpriram diversas missões inseridas no contexto de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

No contexto do exercício, as ações desenvolvidas buscam reestabelecer a Ordem e a Paz Social, restaurar a Situação de Normalidade da Segurança Pública local, atuando na diminuição dos índices de criminalidades e na prevenção da ocorrência de diversos delitos.



Operação de Controle de Distúrbios na Exercício Anhanguera 2019 -  12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - “Brigada Fornovo di Taro”

Para atingir o seu objetivo a tropa realiza o patrulhamento motorizado e a pé constantemente em regiões de grande ocorrência de crimes, além da execução de Postos de Bloqueio e Controles de Vias (PBCV). A manutenção da segurança de Estruturas (instalações) Essenciais para a Comunidade e de importância para a Economia Regional e Nacional, também são atividades realizadas com o emprego da tropa, por meio da ocupação dos Postos de Segurança Estáticos (PSE).

Ainda neste contexto, são executadas Operações de Busca e Apreensão (OBA) em cumprimento à mandados expedidos por Ordem Judicial, bem como as Operações de Controle de Distúrbios (OCD) e Operações de Reintegração de Posse em locais onde ocorrerem aglomerações e manifestações consideradas ilegais por autoridade judiciária competente.

Como forma de integrar o Exército à Comunidade em meio às ações de GLO, são realizadas Ações Cívico-Sociais nas Áreas de Operações, promovem a recuperação de instalações públicas.



Exercíco Anhanguera - 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - “Brigada Fornovo di Taro”


A Brigada Aeromóvel ainda encontra-se realizando, desde o dia 19 de maio, o apoio às Secretarias de Defesa Civil dos Municípios de São Sebastião e Ilhabela com o apoio de tropa nos locais onde ocorreram quedas de barreiras que resultaram na interdição de rodovias. O emprego da tropa consiste no bloqueio da via no local interditado, bem como no controle do trânsito.





VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Crise

Crise

Última atualização 19 NOV, 12:15

MAIS LIDAS

Especial MOUT