Deputados federais do Rio de Janeiro se reúnem com ministro da Defesa e com interventor federal

Deputados federais do Rio de Janeiro se reuniram nesta terça-feira com o ministro da Defesa interino, Joaquim Silva e Luna, e com o interventor federal e comandante Militar do Leste, general Walter Braga Netto, para uma conversa de acompanhamento das ações voltadas à segurança no Estado.

No encontro, que também contou com a presença do atual secretário de Segurança do Rio, general Richard Nunes, o interventor federal detalhou aos deputados as ações já realizadas, como intensificação no patrulhamento, treinamento de policiais militares, medidas estruturantes e ações sociais.

O general Braga Netto destacou ainda dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) que mostraram queda em alguns índices de violência durante o feriado de semana santa deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O general também falou sobre as ações que contam com o apoio de tropas das Forças Armadas, por meio de uma operação de garantia da lei e da ordem (GLO) em curso no Estado. Segundo ele, esse suporte é dado para ampliar a sensação de segurança e para permitir que os policiais militares possam realizar cursos de reciclagem, o que é considerado fundamental para qualquer profissional da área de segurança.

“Para nós, o grande avanço, até agora, é esse: as polícias estão motivadas e voltando a contar com o respeito da população”, disse o general, lembrando que o grande objetivo da intervenção federal é estruturante e busca fortalecer as forças de segurança estadual e municipal.

Os deputados agradeceram o empenho da equipe do Gabinete de Intervenção Federal (GIF) e parabenizaram os militares pelo trabalho, especialmente pelas últimas ações que culminaram na prisão de mais de cento e quarenta pessoas suspeitas de ligação com milícias e, também, pelas medidas de valorização da Polícia Militar.

Os parlamentares ainda destacaram o suporte do ministro da Defesa, que por sua vez também cumprimentou a bancada fluminense.

"O Rio de Janeiro, hoje, coube nesta sala. Quero cumprimentar a todos os parlamentares pelo comprometimento, independentemente de partido, com a segurança do Estado", disse o ministro Silva e Luna.

Ele aproveitou a ocasião e reiterou que o Ministério da Defesa está a disposição do Congresso Nacional para realizar qualquer tipo de reunião de acompanhamento sobre as ações da intervenção federal.

Fotos: Tereza Sobreira/MD

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter