Exército provê manutenção de seis blindados entregues à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro

No dia 28 de março, foi realizada a entrega, às Polícias do Rio de Janeiro, de viaturas blindadas especializadas, manutenidas e preparadas pelo Batalhão Central de Manutenção e Suprimento (BCMS) do Exército Brasileiro. Foram três blindados de transporte de pessoal, conhecidos como “Caveirão”, entregues à Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil; e outras três blindados do tipo Urutu, empregados ano passado na Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, entregues ao Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Após a manutenção, os blindados ficaram em condições de serem empregados nas operações de segurança no estado.

A manutenção foi coordenada pelo comando da Base de Apoio Logístico do Exército e permitirá o aumento do poder de combate da Polícia Civil e da Polícia Militar no âmbito das atividades policiais no estado, além de reforçar a integração entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública.

 
 

De acordo com o Comandante do BCMS, Coronel Audrin, após um mês de trabalhos intensos, os blindados passaram por uma minuciosa revisão para que possam ser utilizados na plenitude de suas capacidades.

“Nós executamos a revisão de toda a parte mecânica, elétrica e hidráulica; a substituição de peças, engrenagens e mangueiras flexíveis; assim como a substituição de vidros blindados e a transformação de pneus para o modelo de borracha sólida. Podemos garantir que em termos de qualidade, estamos disponibilizando o melhor em capacidade blindada para transporte de tropas, oferecendo maior segurança e agilidade nos deslocamentos dos efetivos em operação”, destacou o Coronel.

 
 

A cerimônia de entrega dos blindados aconteceu no pátio do Phanteon do Duque de Caxias, ao lado da sede do Comando Militar do Leste (CML), no Centro da Cidade, e contou com as presenças do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; do Comandante do Comando Militar do Leste (CML) e Interventor Federal, General de Exército Walter Souza Braga Netto; do Comandante da 1ª Região Militar (1ª RM), General de Divisão Fernando José Sant’Ana Soares e Silva; do Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, General de Brigada Richard Fernandez Nunes; do Secretário de Defesa Civil e Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Roberto Robadey Costa Júnior; do Secretário de Administração Penitenciária (Seap), Doutor David Anthony Gonçalves Alves; e do Comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Luis Cláudio Laviano.

A medida faz parte das Ações de Intervenção Federal no Estado, e visa a apoiar a recuperação da capacidade operacional das polícias, um dos objetivos da Intervenção Federal.

 

Fotos: BCMS / Agência Verde-Oliva – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter