MOUT – BOPE recebe 3 EE11 Urutus e CORE 3 Caveirões

 

Comando Militar do Leste – CML

Fotos Ricardo Pereira – Especial para DefesaNet

Rio de Janeiro (RJ) – Na manhã do dia 28 de março, o Exército Brasileiro realizou a entrega de seis (06) viaturas blindadas à Secretaria Estadual de Segurança do Rio de Janeiro. O lote, formado por três Caveirões, pertencentes à Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil, e por três EE 11 Urutus, blindados anfíbios empregados na Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).

 

Matérias Relacionadas

MOUT – BOPE recebe 3 EE11 Urutus e CORE 3 Caveirões Link

ENGESA EE-11 URUTU PARA USO POLICIAL – Outro marco histórico Expedito Bastos Link

 

Todas as viaturas passaram por um processo de revisão, manutenção e recuperação no Batalhão Central de Manutenção e Suprimentos (BCMS). Concluída essa etapa, a Polícia Militar recebe o reforço de três Urutus, e a Polícia Civil, de três Caveirões.

De acordo com o Comandante do BCMS, Coronel Audrin, após um mês de trabalhos intensos, os blindados passaram por uma minuciosa revisão para que possam ser utilizados na plenitude de suas capacidades. “Nós executamos a revisão de toda a parte mecânica, elétrica e hidráulica; a substituição de peças, engrenagens e mangueiras flexíveis; assim como a substituição de vidros blindados e a transformação de pneus para o modelo de borracha sólida. (Nota – garantem melhor proteção caso sejam atingidos)

Podemos garantir que em termos de qualidade, estamos disponibilizando o melhor em capacidade blindada para transporte de tropas, oferecendo maior segurança e agilidade nos deslocamentos dos efetivos em operação”, destacou o Coronel.

A cerimônia de entrega dos blindados aconteceu no pátio do Phanteon do Duque de Caxias, ao lado da sede do Comando Militar do Leste, no Centro da Cidade, e contou com as presenças das autoridades:

 

– Governador do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão;

– Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) General-de-Exército Mauro Cesar Lourena Cid;

– Comandante do Comando Militar do Leste (CML) e Interventor Federal, General-de-Exército Walter Souza Braga Netto;

– Comandante da 1ª Região Militar (1RM) General-de-Divisão Fernando José Sant’Ana Soares e Silva;

– Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, General-de-Brigada Richard Fernandez Nunes;

– Secretário de Defesa Civil e Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Roberto Robadey Costa Júnior;

– Secretário de Administração Penitenciária (SEAP), Doutor David Anthony Gonçalves Alves, e,

– Comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Luis Cláudio Laviano.

A medida faz parte das Ações de Intervenção Federal no Estado, e visa a apoiar a recuperação da capacidade operacional das polícias, um dos objetivos da Intervenção Federal.

ENGESA EE-11 URUTU agora nas cores do BOPE tendo ao fundo o Palácio Duque de Caxias, QG do Comando Militar  do Leste (CML) Foto Ricardo Pereira especial DefesaNet 

Soldado com o Fuzil IMBEL 1A2

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter