COBERTURA ESPECIAL - Especial MOUT - Terrestre

11 de Abril, 2017 - 11:30 ( Brasília )

28° BIL capacita militares para operações de GLO


Garantir a lei e a ordem em caso de necessidade. Essa é uma das destinações constitucionais do Exército Brasileiro. Por isso, com o objetivo de cumprir essa missão, a Força Terrestre possui o Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (CI Op GLO), localizado em Campinas, dentro do 28° Batalhão de Infantaria Leve (28° BIL).

“O Centro de Instrução é uma Subunidade-Escola do 28° BIL, com forma de emprego peculiar. Atualmente, o CI Op GLO trabalha com a parte de doutrina, capacitando os comandantes de fração em operações de garantia da lei e da ordem”, explicou o Instrutor-Chefe do Centro, Capitão Valter Silva Cruz.

As operações de garantia da lei e da ordem (GLO), inseridas no amplo espectro do emprego da Força Terrestre, são desenvolvidas em apoio a órgãos governamentais. No Brasil, ocorrem mediante solicitação do Poder Executivo estadual ao Presidente da República. O caso mais recente desse emprego foi a utilização de tropas do Exército no Estado do Espírito Santo, no início deste ano.

Durante o ano de instrução, o CI Op GLO realiza diversos estágios e instruções direcionados a militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares. “Para a tranquilidade de todos, CI Op GLO capacita os militares para que consigam atuar no meio da população sem causar danos colaterais. A carga horária dos cursos é suficiente para transmitir todos esses conhecimentos, para que nós sejamos cirúrgicos nas operações”, destacou o Capitão Silva Cruz.

O ano de instrução do CI Op GLO estende-se de março a novembro. De acordo com o Batalhão, mais de 3,5 mil militares já realizaram algum tipo de estágio na Subunidade-Escola desde quando foi fundada, em 2005.

O 28° BIL é subordinado à 2ª Divisão de Exército por meio da 11ª Brigada de Infantaria Leve.


VEJA MAIS