Exercício Guarujá adestra a tropa em GLO no RS

Na quarta-feira, dia 15 de março, o 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE) e o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG) – Unidades militares diretamente subordinadas ao Comando Militar do Sul (CMS) – junto ao 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BI Mtz), e ao 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, subordinados à 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, realizaram, na cidade de Porto Alegre, o Exercício Guarujá – Redenção, que visa ao preparo da tropa para ações de garantia da lei e da ordem (GLO).

Cerca de 100 militares atuaram em postos de bloqueio e controle de estradas (PBCE), no Bairro Guarujá, e em patrulhas motorizadas, a pé e a cavalo nas proximidades do Colégio Militar de Porto Alegre. O objetivo era o adestramento da tropa em operações de GLO, que faz parte da missão constitucional do Exército.

O 19º BI Mtz, localizado na cidade de São Leopoldo (RS), deslocou-se à região sul de Porto Alegre, para estabelecer postos de bloqueio e controle de estradas e patrulhas nos Bairros Serraria, Guarujá e Ipanema.

Esse treinamento ocorre rotineiramente, a fim de adestrar a tropa, bem como o sistema de Comando e Controle, que monitora e orienta os militares em campo. Por se tratar de um exercício, o Exército não possui poder de polícia, por isso, contou com o apoio da Brigada Militar e da Empresa Pública de Transporte e Circulação da Capital gaúcha, com o intuito de prestar suporte em caso de necessidade.

Leia também:

Exército define ampliação na atuação nas ruas de Porto Alegre [Link]

Governo do RS anuncia parceria com o Exército em Caxias do Sul [Link]

GLO – CMS realiza Exercício Guarujá [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter