TSE quer tropas no Rio até as eleições

Cristiane Jungblut
 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, quer estender a permanência das forças de segurança que estão no Rio, atuando na Olimpíada, até as eleições municipais. Mendes solicitou ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, que mantenha os militares na cidade. Ele disse ao GLOBO que recebeu pedidos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio nesse sentido.

Jungmann ainda não deu uma resposta, porque há um problema de custo de permanência das tropas no local. O presidente do TSE afirmou também que, em todas as eleições, alguns estados costumam solicitar a presença de forças nacionais: — Pedi a permanência das forças de segurança no Rio na medida do possível. O quadro é de insegurança em período eleitoral. Falei com o ministro Jungmann há algum tempo, mas é preciso haver cautela nas solicitações por causa dos custos altos, disse Mendes.

O presidente do TSE disse ainda que as eleições de 2016 serão uma “nova realidade”, por não haver doação de empresas e também pelo fato de a campanha ser mais curta. Ao encaminhar o pedido a Jungmann, Mendes atendeu a um pedido do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, desembargador Antônio Jayme Boente, que deseja reforço militar para acompanhar o pleito.

“Há muita insegurança no Rio de Janeiro. O próprio presidente (do TRE) nos pediu que fizesse intervenção. E nós cuidamos de traduzir essa preocupação ao ministro Raul Jungmann, da Defesa, para que pelo menos parte dessas forças lá permaneçam depois das Olimpíadas e alcancem o período eleitoral”, afirmou o presidente do TSE, na nota divulgada pela Corte eleitoral. Mendes reconheceu que há a necessidade de contenção de gastos e disse que a segurança pública é um problema permanente.

“No momento estamos em contenção de gastos, todos sabem. Mas acho que esse esforço seria adequado. A situação no Rio de Janeiro, não por conta das Olimpíadas, nem das eleições, mas porque o quadro de insegurança pública continua muito evidente”, afirmou o ministro, em nota. Jungmann disse que se reunirá hoje com a chefia do Gabinete Militar para tratar do assunto. Os Jogos terminam em 18 de setembro, duas semanas antes das eleições para prefeito e vereador.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter