Regimento Mallet recebe Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado

No dia 4 de outubro, desembarcaram, em solo brasileiro, 31 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5 + BR, fruto do Subprograma Estratégico Sistema de Artilharia de Campanha, que tem como objetivo elevar a capacidade de apoio de fogo do Exército Brasileiro.

Desse total, o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP), Regimento Mallet, receberá 16 viaturas, que já estão em condições de operação.

As guarnições, os mecânicos e os comandantes dos diversos níveis passarão por treinamento específico, que ocorrerá ainda neste mês, para estarem aptos a operar, realizar a manutenção e planejar da melhor forma o emprego desse blindado, assegurando a defesa da Pátria na fronteira sul do Brasil.

Dentro dos Programas Estratégicos da Força, as Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M108 (VBCOAP M108), adquiridas na década de 1970, estão sendo substituídas por esse novo material.

As VBCOAP M108 prestaram bons serviços às Brigadas Blindadas do Exército Brasileiro por todos esses anos. No entanto, com a evolução do combate, faz-se necessária a modernização da artilharia, para que se tenha mais rapidez, precisão e alcance.

A VBCOAP M109 A5 + BR veio para proporcionar essas capacidades ao apoio de fogo do Exército Brasileiro, aumentando sobremaneira a rapidez na entrada e saída da posição de tiro, diminuindo o tempo para o primeiro disparo, melhorando a precisão e, principalmente, aumentando o alcance, que pode chegar a até 30 quilômetros com munição especial.

Fotos: Cb Sturza –  3º GAC AP

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter