COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

16 de Outubro, 2018 - 09:10 ( Brasília )

Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” comemora 22 anos de sua criação


No dia 10 de outubro, o Centro de Instrução de Blindados (C I Bld) reuniu autoridades militares, civis e amigos para comemorar os 22 anos de sua criação.

Foi um encontro dos “Gorro Cinza”, respeitosamente dito pelos participantes devido a cor da cobertura utilizada pelo militares que servem neste Estabelecimento de Ensino, na qual facilita o reconhecimento por parte do aluno em relação ao Corpo Docente.

Um momento de rever ex-integrantes dos diversos postos e graduações, militares da reserva e reservistas que dedicaram anos de suas vidas em prol da “Forja do Combatente Blindado”. O evento foi precedido de uma exposição de fotos que retratou os 22 anos de história, desde a transferência do Rio de Janeiro-RJ em 2006, até suas atuais instalações em Santa Maria-RS.

O Exmo Sr. General-de-Divisão Mauro Sinott Lopes, Comandante da 3º Divisão de Exército, (5º Comandante do CI Bld) e o Exmo Sr. General-de-Brigada Giovany Carrião de Freitas, Comandante da 6º Brigada de Infantaria Blindada, (6º Comandante do CI Bld) prestigiaram a solenidade.

Durante o evento, o Comandante, Tenente-Coronel Carlos Alexandre Geovanini dos Santos, agradeceu a presença dos convidados, diplomou Amigos e Comandantes de Organizações Militares.

Os convidados assistiram uma apresentação sobre o CI Bld como polo difusor de conhecimento e tecnologia, sua evolução, desafios e visão de futuro. Também ocorreu a lançamento da 16ª Edição da Revista “ Ação de Choque” onde a equipe de produção e autores foram homenageados.

A data de criação do Centro “General Walter Pires” é 11 de outubro de 1996, então hoje, o Aço se retempera e os “Gorro Cinza” estão em festa, vibrando pois - SOMOS, PORQUE QUEREMOS SER ! AÇO, BOINA PRETA, BRASIL !

CI Bld - 26ª edição da "Memória da Guarnição"

O Centro de Instrução de Blindados é o tema da 26ª edição da página com o título "Memória da Guarnição", publicada na edição impressa do Jornal “Diário de Santa Maria”.

Esse trabalho, que é uma parceria entre a Seção de Comunicação Social do Comando da 3ª Divisão de Exército e o Jornal Diário de Santa Maria, visa resgatar a história do Exército Brasileiro na “Capital dos Blindados”, propiciando o conhecimento e contribuindo para que não seja perdido no tempo o legado deixado por aqueles que nos antecederam, com esforço, determinação, perseverança e coragem.

Preservar a memória institucional é manter a instituição viva, não só resgatando o passado, mas também compreendendo as diferenças e reconhecendo os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro.


A foto do Major Cristiano de Souza Dornelles, Chefe da Seção de Operação de Blindados (SEOB) do Centro de Instrução de Blindados, é uma das 20 finalistas no 2º Festival de Fotografias Militares promovido pelo Exército Brasileiro.

A fotografia do Major Cristiano de Souza Dorneles foi realizada durante o Estágio Tático sobre Lagartas do Campo de Instrução de Santa Maria.

O Festival é conduzido pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e tem como tema ressaltar os valores, as tradições militares e as atividades operacionais e de apoio à sociedade, bem como, descobrir as habilidades e novos talentos por meio da fotografia. As inscrições tiveram início em 2 de julho e foram até dia 1° de outubro.

Logo após, as fotografias foram avaliadas por um júri técnico que selecionou 20 finalistas para a categoria Internet. Até o dia 12 de outubro acontece a votação pelo Facebook do Exército Brasileiro, na qual a mais votada será a vencedora da categoria Internet.

Na categoria geral as 20 fotografias passarão ainda pela escolha do júri que escolherá as três melhores do Festival que serão premiadas. A fase da avaliação pela internet já está no ar e vai até o dia 12 de outubro. Para votar acesse o link :Festival de fotografias militares [Link].

 

Marcos Amaral, estagiário do CI Bld, tem foto finalista no 2º Festival de Fotografias Militares¹

A foto do estagiário do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), Marcos Amaral, estudante de Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é uma das 20 finalistas no 2º Festival de Fotografias Militares promovido pelo Exército Brasileiro.

A fotografia do estudante foi realizada durante o 1º Desafio de Blindados, sediado pelo CI Bld, evento pioneiro no Brasil que aconteceu no mês de agosto. O Festival é conduzido pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e tem como tema ressaltar os valores, as tradições militares e as atividades operacionais e de apoio à sociedade, bem como, descobrir as habilidades e novos talentos por meio da fotografia.

As inscrições tiveram início em 2 de julho e foram até dia 1° de outubro. Logo após, as fotografias foram avaliadas por um júri técnico que selecionou 20 finalistas para a categoria Internet.

Para votar acesse o link : Festival de fotografias militares [Link].

¹por Kamila Ruas - Acadêmica de Comunicação Social da UFSM

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


TOA

TOA

Última atualização 14 DEZ, 10:45

MAIS LIDAS

Aço - Leopard 1A5Br