COBERTURA ESPECIAL - Aço - Leopard 1A5Br - Terrestre

03 de Agosto, 2018 - 10:10 ( Brasília )

Exército realiza tiro real


No próximo dia 8 de agosto, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe) realiza uma demonstração de tiro real – “Exercício Escola de Fogo de Instrução” – na região da Pedra de Fogo, no Centro de Instrução de Formosa, em Goiás, dirigida aos militares das guarnições de Brasília (DF) e Formosa (GO), com o objetivo de proporcionar a atualização das capacidades da Artilharia Antiaérea da Força Terrestre.

O exercício é coordenado pela 1ª Bda AAAe e conta com a participação de organizações militares voltadas para essa missão específica: seis Grupos e sete Baterias de Artilharia Antiaérea, do recém-criado Batalhão de Manutenção e Suprimento de Artilharia Antiaérea, sediado em Osasco (SP); e da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, localizada no Rio de Janeiro (RJ), responsável pela formação especializada.

Durante a demonstração, serão executados tiros com canhões de 40 mm BOFORS, da Viatura Blindada de Combate Antiaérea; canhões de 35 mm GEPARD e mísseis portáteis RBS 70 e IGLA-S. Os disparos serão efetuados contra alvos aéreos desenvolvidos pelo 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, visando à otimização do treinamento e à racionalização de custos.

Histórico

A Artilharia Antiaérea, componente terrestre da defesa aeroespacial ativa, realiza a defesa antiaérea de tropas do Exército e das principais estruturas estratégica do País.

O cumprimento dessa missão está sob a responsabilidade da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, que deve manter elevado nível de prontidão para atuar em todo o território nacional e nas atividades de não guerra, a exemplo dos grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Para atingir o nível de adestramento desejado, são necessários exercícios de preparação, como a Escola de Fogo de Instrução.

Serviço

Tiro real – Exercício Escola de Fogo de Instrução

- Data: 8 de agosto de 2018 (quarta-feira).

- Horário: das 14:30 às 16:30 horas.

- Local: Região da Pedra do Fogo, Centro de Instrução de Formosa, Goiás (GO).

- Outras informações: Tenente Michelle, 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, email: rpbrigada@gmail.com; telefone: (13) 3354-2888 (ramal 2066).

- O evento será aberto ao público e à imprensa.



Fotos: CComSEx / EB