20 anos da criação do Centro de Instrução de Blindados (CIBld)

Vinte anos se passaram desde a criação do Centro de Instrução de Blindados (CIBld), na cidade do Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1996. Neste tempo decorrido, este ainda jovem estabelecimento de ensino do Exército angariou o respeito e a consideração dos militares das três Forças Armadas, brasileiros ou estrangeiros, autoridades civis do três poderes, acadêmicos e amantes dos assuntos relacionados com a temática dos blindados.

Neste meio tempo o Centro cresceu. Passou de uma equipe de abnegados pioneiros que tinham todas as responsabilidades dentro da organização para uma estrutura definida, com repartições especializadas de viés pedagógico, de pesquisa doutrinária, de ensino à distância ou de dedicação exclusiva ao ensino.

O CIBld experimentou uma sensível modificação em seu ambiente de trabalho. Passou da Vila Militar, no Rio de Janeiro, para o Boi Morto, em Santa Maria, coração do Rio Grande do Sul. Deixou parte de seus pioneiros para trás, mas trouxe outros tantos, animados por manter a impulsão na instrução dedicada às guarnições blindadas e que englobava militares de todas as armas, na melhor aplicação do conceito armas combinadas.

Ao comemorar esta importante data, a revista Ação de Choque traz a proposta de continuar desenvolvendo edições temáticas. No entanto, para o exemplar que será impresso, deixará de ser composta por artigos científicos, pra trazer peças mais emotivas.

O espaço da revista foi franquiado a antigos instrutores que fizeram parte destes 20 anos de história. Mais que isso, traz um militar de cada uma das principais armas e quadros que, em algum momento, ajudaram na implantação de suas disciplinas específicas, ajudando na evolução do jovem estabelecimento.

Cada um – infante, cavalariano, artilheiro, engenheiro e “matbeliano”- procurou mostrar os desafios e o árduo trabalho que realizou na sua passagem pela Forja da Tropa Blindada do Brasil, eivados de emoção e profundo carinho pelo Centro que passaram a admirar. Comprometimento e dedicação são constantes nas linhas que escreveram.

Por fim, este comandante tenta ter um descortínio e levar a ideia dos leitores ao futuro que o Centro pode chegar, mantendo as máximas de sua curta existência: inovação e liderança.

O CIBld manterá uma edição com artigos científicos este ano, mas esta será apenas em arquivo digital, disponível no sítio eletrônico do Centro. (http://www.cibld.eb.mil.br/)
 

BOINA PRETA! BRASIL!
ÁDAMO LUIZ COLOMBO DA SILVEIRA – Ten Cel
Comandante do Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires

 

CIBld – Centro de Instrução de Blindados "Walter Pires"

Canção da Tropa Blindada:

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter