Visita do Comandante de Operações Terrestres ao Centro de Instrução de Blindados

No dia 28 de maio, esteve no Centro de Instrução de Blindados, o Excelentíssimo senhor General-de-Exército Araken de Albuquerque, Comandante de Operações Terrestre, como parte da sua visita oficial à Guarnição Federal de Santa Maria.

A visita teve por objetivo apresentar os trabalhos, as atividades e os produtos do Centro para o aumento da operacionalidade da tropa, em particular o emprego da Simulação de Combate nas atividades de ensino em prol da Tropa Blindada e Mecanizadas

A respeito da Simulação de Combate, em particular da Simulação Virtual, foi destacada a filosofia empregada pelo Centro que privilegia o alinhamento entre o conhecimento dos cursos e estágios com a sua aplicação nos períodos de instrução, tudo privilegiando o aumento da operacionalidade da tropa.

Esta filosofia coloca lado a lado a utilização dos equipamentos de simulação existentes no estabelecimento de ensino com o disponível na tropa. A sistemática empregada potencializa a instrução nas organizações militares e contribui decisivamente para o incremento do Adestramento.

Foi destacado que este paradigma, hoje praticado com o Leopard 1A5 BR, precisa ser adotado para a VBTP MR 6X6 Guarani, pois ambos serão as plataformas de combate mais modernas da frota blindada brasileira e os recursos humanos especializados para a sua operação deverão possuir a mesma qualidade.

Ainda, dentro do assunto simulação, foi possível caracterizar a Simulação Virtual no contexto do desenvolvimento de habilidades e a Simulação Viva, como principal elemento da Avaliação e do Adestramento.

O Gen Araken acompanhou, ainda, o Exercício de Simulação da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada; o treinamento de um Pelotão de Carros de Combate do 4º Regimento de Carros de Combate nos simuladores de blindados e uma aula do Curso de manutenção da VBTP MR 6X6 Guarani.

-x-

Unifra e Centro de Instrução de Blindados Reunem-se em Busca de Oportunidades Mútuas

No dia 20 de maio uma comitiva do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) esteve no Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires para tratar de possíveis parcerias entre a universidade e o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro. Estiveram reunidos com o Comandante do CI Bld, Tenente-Coronel ALEX, a Pró Reitora de Pós Graduação de Pesquisa e Extensão, Professora SOLANGE FAGAN, o Coordenador de Ambiente de Inovação, Professor LISSANDRO DALA NORA e o Coordenador do Curso de Engenharia Química RODRIGO SALAZAR.

O encontro foi proveitoso, pois permitiu a troca de informações a respeito das duas isntituições de ensino e a identificação de áreas de cooperação no campo da pesquisa acadêmica, da inovação e da capacitação de recursos humanos do Centro General Walter Pires. A reunião é fruto da iniciativa da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), por intermédio do Polo de Defesa, que com base no conceito da Hélice Tríplice, busca aproximar a Academia, o Poder Público e o Empresariado.

-x-

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter